Neste sábado, 24, acontece o segundo debate com presidenciáveis transmitido em TV aberta. O encontro entre os candidatos será transmitido pelo SBT, a partir das 18:15, mas também será exibido em outros veículos do pool, são eles a CNN Brasil, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja. O debate será feito nos estúdios do SBT em São Paulo.
O ex-presidente e candidato ao cargo de chefe do executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não irá ao debate, já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), afirmou que comparecerá ao encontro. Também estão confirmadas as presenças dos candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).
O encontro será conduzido pelo jornalista Carlos Nascimento. Quatro assessores de cada candidato poderão entrar no estúdio e não haverá plateia.
REGRAS DO DEBATE:
- Primeiro bloco: Candidato pergunta para candidato, seguindo a ordem do sorteio. Cada um perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. A ordem é Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula, Ciro, Soraya Thronicke , Padre Kelmon e Felipe D’Avila;
- Segundo bloco: Seis jornalistas, representando cada um dos veículos do pool, escolherão 2 candidatos: um para responder e outro para comentar a resposta. Aquele que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário. Nesta rodada, cada um será chamado uma vez;
- Terceiro bloco: Candidato pergunta para candidato, seguindo a ordem do primeiro bloco – cada um perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. A ordem será D’Avila, Padre Kelmon, Soraya, Ciro, Lula, Bolsonaro e Tebet.
- Quarto bloco: Segunda rodada de perguntas dos jornalistas voltam a fazer perguntas aos candidatos, seguindo as mesmas regras do segundo bloco. O debate é finalizado com as considerações finais, seguindo a ordem do sorteio. A ordem será Tebet, Bolsonaro, Lula, Ciro, Soraya, Padre Kelmon e D’Avila.
Se os candidatos se sentirem ofendidos, poderão pedir um direito de resposta caso sejam ofendidos moral e pessoalmente. O pedido, que será avaliado por um corpo jurídico, deve ser dirigido ao mediador no momento da ocorrência ou ao final da fala do candidato que a proferiu.
QUAL APOSIÇÃO DOS CANDIDATOS?
A ordem dos candidatos no estúdio, da esquerda para direita, definida em sorteio prévio será D’Avila, Soraya Thronicke, Lula (que não confirmou presença), Simone Tebet, Bolsonaro, Ciro Gomes e Padre Kelmon. Ao centro, entre Tebet e Bolsonaro, estará Carlos Nascimento.