////

Veja como fica a segurança e o transporte nas Eleições 2022, em Belém

Na tarde desta quarta-feira, 28, diversos órgãos de segurança pública se reuniram na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) para definir como será montado e executado o esquema de segurança para garantir a tranquilidade da população em expressar sua opinião de forma democrática, nas Eleições 2022, que terão o primeiro turno sendo realizados no domingo, 2, de outubro.

O diferencial deste ano será o emprego de novos agentes das Polícias Civil e Militar, que foram aprovados no último concurso, bem como, será implantado nos centros de comando nas cidades polo. Mais de 8 mil agentes de segurança integram a Operação Eleições 2022, que abrange os 144 municípios paraenses.

Reunião no Centro de Controle integrou diversos entidades da segurança pública. Imagem: Reprodução Agência Pará.

Estiveram presentes na reunião os comandantes dos Centros Integrados Regionais de Castanhal, Abaetetuba, Santarém, Soure, Capanema, Paragominas, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Redenção, Tucumã e Itaituba. Polícia Civil, Detran, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais entes da segurança pública participaram da reunião.

A execução do plano de segurança começou nesta quinta-feira, 29, com o reforço no policiamento em torno dos depósitos das urnas eletrônicas eleitorais e na escolta das mesmas para as seções de votação, além do controle do fluxo de trânsito nas vias.

Reprodução: Agência Pará.

ÀS 7h da manhã de domingo, 2, serão ativados os Centros Integrados de Comando e Controle Estadual, em Belém, e nos Centros regionais em 13 Regiões de Segurança Pública. Nos Centros serão concentrados representantes do Sistema de Segurança Pública Estadual e Municipal, além de Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

ESTRATÉGIA

Haverá o monitoramento das ações planejadas e também o acompanhamento da movimentação nos municípios em tempo real. A Região Metropolitana de Belém terá reforço do efetivo de segurança inclusive nos locais de apuração dos votos.

EFETIVO

O total de 8.845 mil agentes de segurança pública integram a Operação. Inclusive, 1.049 novos Policiais Civis e 2.277 Policiais Militares que ingressaram nas instituições este ano. Somente na Região Metropolitana de Belém, serão 2.057 agentes, enquanto que 6.788 vão reforçar o policiamento no interior.

O Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior Melo, afirmou que as tropas da PM estarão em todos os 144 municípios, com reforço extra de 90 homens na cobertura de vias e das zonas eleitorais.

TRANSPORTE COLETIVO

Em relação aos ônibus, haverá um reforço na frota para atender a população, segundo informa a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Comumente, o número de veículos à disposição para a população se reduz aos domingos, no entanto, a pasta municipal de mobilidade urbana disse que, no domingo, 2, em função da votação eleitoral, a frota será, excepcionalmente, fortalecida, para que as pessoas possam chegar a tempo nas seções de votação.

Confira a Nota da SEMOB na íntegra:

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou às empresas que no domingo (2), dia da realização do 1º turno das eleições 2022, seja adotada, no período de 7 às 17 horas, a totalidade da frota em operação, em todas as linhas de ônibus que atendem a Belém e região metropolitana. A medida é necessária para garantir que o eleitor chegue em seu local de votação com tranquilidade.

A Semob comunica que ainda no domingo, 2, visando maior segurança viária, o trânsito na rua João Diogo, no trecho entre Trav. São Francisco e Av. 16 de Novembro, local da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), ficará temporariamente interditado, a partir das 6 horas da manhã.

Os itinerários das linhas de ônibus que trafegam no trecho interditado serão desviados temporariamente da seguinte forma: rua João Diogo, Trav. São Pedro, rua Avertano Rocha, Av. 16 de Novembro, a destino.