Na noite desta quinta-feira, 29, a TV Globo realizou o último debate presidencial antes do primeiro turno das eleições de 2022. Estiveram presentes os candidatos Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).
Tenso desde a primeira pergunta, o debate acabou marcado por discussões entre os candidatos e muitos pedidos de direito de resposta concedidos por parte da emissora nas mais de três horas de duração.
LULA X BOLSONARO
O primeiro bloco do debate foi marcado por forte embate entre Bolsonaro e Lula. Entretanto, os dois, em nenhum momento, tiveram um confronto direto nas perguntas e respostas. No começo do terceiro bloco, o atual presidente teve a oportunidade de perguntar para o petista, mas escolheu Felipe D’avila.
Em um momento tenso e nervoso, ainda no primeiro bloco, Bolsonaro chamou Lula de “mentiroso, ex presidiário, traidor da pátria”. Veja o momento:
Em resposta, Lula afirmou que, se eleito, irá acabar com o sigilo de 100 anos imposto por Bolsonaro. Veja o momento:
SORAYA THRONICKE X PADRE KELMON
Outro forte embate aconteceu entre Soraya Thronicke e Padre Kelmon. Em mais de uma ocasião, os dois discutiram e o apresentador William Bonner precisou intervir para que as regras fossem respeitadas. Em dado momento, a candidata do União Brasil afirmou que o candidato do PTB trabalha como “cabo eleitoral de Bolsonaro”. Veja:
Depois de rebater e afirmar que Thronicke não o respeitava, Kelmon ouviu da adversária que ele não passava de um “padre de festa junina”. Veja:
PADRE KELMON X LULA
Outro momento que a intervenção de William Bonner foi necessária foi o momento do embate entre Lula e Padre Kelmon. O candidato do PTB afirmou que o petista não deveria nem estar como candidato, em resposta, Lula questionou de onde Kelmon saiu. A discussão ficou acalorada e Bonner precisou parar em mais de uma oportunidade. Veja um trecho:
BOLSONARO X TEBET
O presidente Jair Bolsonaro usou da boa relação com Kelmon para trazer momentos bons para a própria campanha e tentou fazer o mesmo com Simone Tebet. Entretanto, a emedebista foi no caminho contrário e contestou a pergunta feita por Bolsonaro quando o mesmo falou sobre o assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP). Veja a resposta de Tebet:
CIRO X LULA
Ciro Gomes e Lula também protagonizaram um momento curioso durante o debate. Sempre muito bem em embates, o pedetista gaguejou em mais de uma oportunidade e, em resposta, o petista afirmou achar o adversário “um pouco nervoso”. Na segunda oportunidade de embate, os dois falaram sobre cultura e Ciro Gomes afirmou que pretende recriar o ministério. Veja: