//

Como fazer a sua cola para votar? Confira a ordem de votação na urna eletrônica

Tá chegando a hora de votar! Neste domingo, 2, milhões de brasileiros irão aos seus locais de votação para escolher seus representantes.

Entretanto, é importante lembrar que celulares não serão permitidos na cabine de votação, então tá na hora de pegar papel e caneta e fazer a sua colinha para não esquecer os números dos seus candidatos.

Mas você sabe qual é a ordem em que os candidatos irão aparecer na tela da urna eletrônica? O BT te conta.

São cinco nomes de candidatos em que você deve votar. Se liga na ordem:

1 – Deputado(a) federal – Você começa digitando os quatro números do seu candidato a deputado(a);

2 – Deputado estadual – o segundo nome é o para o cargo de deputado estadual, para este candidato(a) são cinco dígitos;

3 – Senador(a) – Para o cargo de senador(a), terceiro na ordem você deve digitar três números;

4 – Governador(a)– Para o cargo de governador(a), quarto a ser votado, você deve usar dois dígitos;

5- Presidente – Por fim, para o cargo de presidente, também é necessário digitar dois números. Este é o último cargo para o qual você irá votar.

ATENÇÃO NA TELA:

Em todos os casos, é fundamental que você espere aparecer na tela a foto e as informações do candidato antes de clicar em confirmar. Depois que estiver tudo na tela, e você estiver certo que o número está correto, basta apertar a tecla verde com a palavra “Confirma”.

E SE EU DIGITAR O NÚMERO ERRADO?

Nesse caso, se houver algum erro na sua colinha ou se você se arrepender, basta apertar a tecla vermelha com a palavra “Corrige”.

Se tu quiseres votar em banco, é só clicar na tecla branca e confirmar.

CONFIRA SEU VOTO ANTES DO “CONFIRMA”

Nas eleições deste ano, os eleitores terão tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. De acordo com o TSE, pela primeira vez, o equipamento liberará a confirmação do voto (no botão verde Confirma) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.

“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, informou o tribunal. O objetivo do tempo extra é estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme o voto sem ter certeza de que digitou certo.

Com informações de agência Brasil