///

Helder Barbalho está reeleito governador do Pará

O governador Helder Barbalho é o grande homenageado da XIV edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA 2019), que ocorrerá entre os dias 15 e 18 deste mês, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. FOTO: MARCO SANTOS / AG. PARÁ DATA: 14.05.2019 BELÉM - PARÁ

O atual governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, foi reeleito neste domingo, 2, com 70,41% dos votos válidos. Nas eleições, Helder disputava a reeleição ao cargo com Zequinha Marinho (PL), Adolfo Neto (Psol), Cleber Rabelo (PSTU), Major Marcony (Solidariedade), Felipe Augusto (PRTB), Paulo Roseira (AGIR) e Sofia Couto (PMB).

O resultado só foi confirmado com 49% das urnas apuradas, por volta das 20h30 da noite.

Helder Barbalho tem 43 anos foi eleito para seu segundo mandato como governador. Ele nasceu em Belém, em 18 de maio de 1979, filho dos políticos do partido MDB, Jader Barbalho e Elcione Barbalho. O governador é formado em administração pela Universidade da Amazônia (Unama).

Helder começou na vida política como vereador em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, no início dos anos 2000. Em 2002, foi eleito deputado estadual. Já em 2004, foi eleito prefeito de Ananindeua e reeleito em com 50% dos votos.

Disputou o cargo de governador em 2014, quando Simão Jatene, do PSD, foi eleito. Helder já foi ministro da Pesca e Agricultura durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Com a extinção do Minitério da Pesca, o atual governador assumiu como ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos.

E em 2016 foi nomeado ministro da Integração Nacional pelo então presidente Michel Temer (MDB).