O 230° Círio de Nazaré foi aberto oficialmente na noite de terça-feira, 4, com a missa e a inauguração da nova iluminação iluminação na Praça Santuário, localizada em frente e no entorno da Basílica de Nazaré, no centro de Belém.
O público comparecei em peso para a missa no primeiro contato com a Nazica. A celebração da liturgia ficou com o arcerbispo da capital paraense, Dom Alberto Taveira, que contou com a presença de diversas autoridades e da população na Basílica.
Após a celebração, o Círio foi oficialmente aberto pelo arcerbispo e o prefeito Edmilson Rodrigues. Também foi inaugurada a iluminação da Praça Santuário realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
A iluminação temática conta com elementos luminosos de anjos com corneta, conjuntos de notas musicais e uma cascata. O espaço também contará com uma imagem luminosa de Nossa Senhora montada com lâmpadas de LED e que fará o giro de 360º, uma das novidades deste ano.
EMOÇÃO E MÚSICA
Após dois anos sem a realização do Círio de Nazaré – por causa da pandemia da covid-19 -, é uma grande emoção para que a maior festa religiosa dos paraenses se realiza, mais uma vez, na sua 230º edição.
“Ao iluminar a cidade, ao iluminar o asfalto em todo o caminho de Nazaré, ao criar verdadeiros monumentos iluminados em vários pontos da cidade, nós reforçamos essa tradição. Além disso, vamos colocar elementos fixos para que, em qualquer período do ano, o turista que venha a Belém possa fazer o caminho de Nazaré com a estações sinalizadas. Viva o Círio, viva o amor e a renovação”, declarou o prefeito.
ILUMINAÇÃO ESPECIAL
Além da decoração e iluminação da Praça Santuário, a Prefeitura de Belém também montou diversas iluminações temáticas em vários pontos da cidade. Na avenida Doca de Souza Franco, uma imagem de Nossa Senhora com 27 metros de altura, 11m e 60cm de largura será montada em cima de um dispositivo rotacional.
As avenidas Nazaré e Presidente Vargas também contam com grandes iluminações temáticas em todo o corredor das vias.
“Achei muito bonita a iluminação aqui da praça. Muito importante esse trabalho da prefeitura, pois já dá esse clima total de Círio”, afirma o professor Rodrigo Lima, morador de Icoaraci.
Durante a abertura do Círio, o novo Museu Memória de Nazaré, revitalizado e modernizado, abriu suas portas para o público.
O Arcerbiso de Belém, Dom Alberto Taveira, disse que é de grande importância a união de esforços para a realização do Círio. “Tudo isso dá um significado muito importante no que estamos vivendo. Uma infinidade de pessoas para preparar o Círio de Nazaré. Hoje começam dias muito importantes”.
SEGURANÇA
A Guarda Municipal vai realizar o apoio em 13 procissões com os grupamentos Operacional, Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e administrativo.
Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuarão nos bloqueios da vias e na organização do trânsito. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já realizou a podagem das árvores das vias que fazem parte do trajeto do Círio.
A Defesa Civil Municipal vai atuar com voluntários em todas as procissões. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) montará postos de atendimento à população durante o domingo do Círio e na Trasladação. Na Romaria Fluvial serão disponibilizadas a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial e duas ambulanchas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).