////

Helder Barbalho encontra Lula em SP em reunião geral do MDB

Governador do Pará foi até a capital paulista para reunião para formalizar aliança com Lula assim que a legenda liberar apoio de seus filiados a outros candidatos.

Um dia depois de conversas amigáveis por telefone e convite do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, para que Lula, candidato do Partido dos Trabalhadores à presidência, venha à Belém para acompanhar o Círio de Nazaré de 2022, os dois se encontraram em São Paulo, nesta quarta-feira, 5, para formalizar o apoio de Helder ao petista. O chefe do executivo paraense está em encontro de sua legenda para que o partido libere seus filiados a declararem apoio oficial para candidatos de outros partidos.

Em fotografia, o tom cordial entre os dois chamou a atenção,depois de convites e elogios entre Helder e Lula. Além disso, os políticos conversaram sobre política, eleições, apoio e futuros investimentos para o Estado do Pará a partir de 2023, em caso de vitória do petista no segundo turno das Eleições 2022.

Na terça-feira, Helder Barbalho declarou oficialmente que vai apoiar Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de segundo turno para o maior cargo do executivo nacional, e também afirmou que vai às ruas para fazer campanha para o candidato do PT.

Ainda na data de ontem, 4, Lula, elogiou o Círio de Nazaré, disse que pratica a fé na sua intimidade e que sempre teve o desejo de acompanhar de perto a maior festa religiosa do Brasil, mas que como é ano de eleição e ele está em campanha, não será possível marcar presença em Belém.

SIMONE TEBET

Segundo especialistas em política, o MDB deve adotar uma postura de neutralidade sobre apoio no segundo turno aos candidatos que seguem na disputa, Jair Bolsonaro, do PL, e Lula, do PT. Contudo, é provável que Simone Tebet, terceira colocada na corrida presidencial, no primeiro turno das eleições, ocorrido no último domingo, deve se manifestar e anunciar apoio à candidatura de Lula, do PT, no segundo turno, ao longo desta quarta-feira, 5.