////

Naufrágio em Cotijuba: Inquérito foi concluído e comandante da lancha indiciado por homicídio

Marcos de Souza Oliveira, responsável pela embarcação, continua preso

Foi concluído na última sexta-feira, 30, pela Polícia Civil (PC), o inquérito que investiga o naufrágio da lancha “Dona Lourdes II”, tragédia aconteceu no dia 8 de setembro deste ano e matou 22 pessoas próximo a ilha de Cotijuba, em Belém.

Lancha “Dona Lourdes II”, que naufragou no dia 8 de setembro. Imagem: reprodução

Segundo informação do advogado criminalista Marco Pina, que trabalha na defesa da família de duas vítimas do caso, o resultado sugere que o comandante da embarcação, identificado como Marcos de Souza Oliveira, irá responder por homicídio com dolo eventual.

Marcos Oliveira, comendante da embarcação, segue preso desde o dia 13 de setembro. Imagem: reprodução internet

O documento já foi remetido ao Poder Judiciário, e os autos enviados ao Ministério Público, para que seja oferecida a denúncia contra Marcos.

Segundo o criminalista, o inquérito foi distribuído para a 2ª Vara do Tribunal do Júri de Belém, que tem como titular a juíza Sara Castelo Branco.

O advogado afirmou que os autos da investigação já foram enviados ao Ministério Público para oferecimento de denúncia. “O próximo passo é o promotor oferecer a denúncia contra o Marcos Oliveira. E aí volta, a juíza determina a citação do acusado, para que no prazo de dez dias, através do advogado, seja apresentada uma resposta à acusação”, explicou o criminalista em texto para a imprensa.

Ainda segundo o advogado, após o processo, será marcada a audiência de instrução e julgamento, na qual serão ouvidas as testemunhas incluídas para depor no pelo Ministério Público. Estas pessoas poderão ser as vítimas sobreviventes. “Depois, serão ouvidas as testemunhas arroladas pela defesa na resposta à acusação. Por fim, o réu será interrogado. Em seguida, MP e defesa irão apresentar memoriais finais e, por fim, a juíza irá decidir se pronuncia o réu para ser julgado pelo Tribunal do Júri ou não”, detalhou Pina.

VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO:

Até o momento, a tragédia contabiliza 22 vítimas fatais e 66 sobreviventes. Ainda há um corpo desaparecido, o da menina Sofia Loren, de 4 anos, que estava na embarcação. Segundo informação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, a Segup, um corpo foi encontrado próximo a Abaetetuba, e pode ser da menina. o corpo passará por exames periciais para saber se pertence a criança.

Marcos oliveira segue preso desde o dia 13 de setembro quando foi encontrado em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, após não comparecer a polícia para depor.

Com informações da Assessoria de imprensa do advogado Marco Pina