///

5G chega nesta quinta em Belém; 57 antenas serão ativadas na capital, segundo Anatel

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 23 bairros terão acesso a nova tecnologia na Região Metropolitana de Belém. Com a expectativa de que o serviço móvel esteja nas cidades de Belém/PA, Macapá/AP, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Rio Branco/AC. A faixa de 3,5 GHz é a que proporciona as melhores experiências do 5G.

Segundo a entidade, a taxa de conexão à internet pode ser até 15 vezes mais rápida com a nova tecnologia com possibilidade de atender até 24% do total da população. Na capital paraense, as operadoras telefônicas já disputam o mercado.

Centro de Belém, no Mercado do Ver-o-Peso. Imagem: Reprodução.

Segundo informações, pelo menos oito bairros terão o 5g ofertado por três operadoras, até às 23h desta quinta-feira, 6.

VANTAGEM

A grande vantagem do sinal é que ele possibilita a transmissão de dados com mais rapidez, estabilidade, maior capacidade de conexão com outros dispositivos móveis, maior qualidade de conexão e menor tempo de resposta.

Conforme a Anatel, as três operadoras autorizadas a explorar a tecnologia no país são: Claro, Tim e Vivo. 57 antenas em Belém deverão ser ativadas para operar o serviço.

BAIRROS COM COBERTURA 5G SEGUNDO OPERADORAS

A Claro informou que a ativação inicial atenderá os bairros:

Batista Campos, Campina, Nazaré, Reduto, Coqueiro, Cremação, Jurunas, Umarizal e São Brás.

Já a Tim diz que está com infraestrutura pronta para cobrir 23 bairros. São eles: Reduto, Cremação, Telégrafo, Fátima, Coqueiro, Campina, Jurunas, Batista Campos, Nazaré, Condor, Parque Guajará, Montese (Terra Firme), Tenoné, Marambaia, Parque Verde, São Brás, Canudos, Pedreira, Umarizal, Cidade Velha, Marco, Guamá e Universitário.

Outras 18 antenas em Macapá, 84 em Manaus, 21 em Porto Velho e 15 em Rio Branco.

O BT entrou em contato com a Anatel para saber mais informações sobre a instalação do 5g em Belém. Em nota, a Agência disse: “A decisão da Anatel foi de realizar a ativação do 5G partir de hoje (dia 6), desde que as estações que receberão as antenas sejam licenciadas. Nesse sentido, o 5G só pode ser ativado com a conclusão do processo de licenciamento, que inclui a compensação bancária. Provavelmente as empresas terão concluído o processo no dia 7. Mas a obrigação editalícia de ativar as estações é apenas a partir de 28/11. Essa data permanece inalterada”.