/////

Círio 2022: Traslado para Ananindeua acontece na manhã desta sexta, 7

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Basílica e segue em direção à Ananindeua, na primeira grande procissão nas ruas de Belém, em um percurso de 50 quilômetros. É a marca da padroeira da Amazônia de volta às ruas. Da Basílica até a igreja matriz em Ananindeua, são 33 pontos ao longo do percurso.

O Traslado para Ananindeua, começa às 8h desta sexta-feira, 7, após o fim da Vigília de 48 Horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento e da santa missa. Essa é a mais longa das procissões realizadas em honra à padroeira dos paraense e uma das poucas em que a Imagem Peregrina vai ao encontro dos fieis. A expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que mais de 1,5 milhão de pessoas participem direta ou indiretamente do cortejo. O trajeto tem cerca de 50 km, voltando ao formato original, passando por Ananindeua e Marituba.

Imagem: SALIM WARISS/ ASCOM GUARDA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.

O Traslado inicia na Basílica Santuário e termina na Igreja Matriz de Ananindeua. A duração estimada para todo o percurso é de 10 horas.

Para alguns devotos, a maratona de fé costuma ser o pagamento por promessas feitas ou atendidas. A PRF, responsável por conduzir a imagem, sempre pede que as pessoas tenham cautela no trânsito e não tentem ficar na frente ou se aproximar da berlinda.

Ao longo da BR-316, várias pessoas se organizam para prestar homenagens. Uma das mais famosas no percurso da rodovia federal é a chuva de balões e de papel picado lançada do viaduto do Coqueiro.

PERCURSO

A programação conta com três paradas ao longo do percurso, em que a Imagem Peregrina será retirada da berlinda e exibida aos fieis, algo que por dois anos não ocorria: a primeira no Hospital Ophir Loyola, uma das mais tradicionais e conhecidas por ter a participação de um coral; no Shopping Center Castanheira e a na paróquia Cristo Rei. Cada uma deve durar 5 minutos. Uma pausa para troca de equipes será feita na paróquia Santa Paula Frassinetti, na Cidade Nova, em Ananindeua. 

Não haverá redução de velocidade ou parada para homenagens espontâneas dos devotos. A procissão em Ananindeua acontece desde 1992. A imagem segue até a igreja matriz de Ananindeua.