///

“Círio é intocável, nenhum político tem direito a se apropriar” diz Helder sobre participação de Bolsonaro na festividade

Em entrevista à Globo News na tarde desta sexta-feira, 7, o governador do Pará Helder Barbalho se manifestou sobre a participação do presidente e candidato à reeleição presidencial, Jair Bolsonaro (PL), no Círio de Nazaré. 

“O Círio de Nazaré é algo absolutamente irretocável, é algo nenhum político tem direito a se apropriar, essa é uma regra aqui para todos os paraenses, O Círio é plural, o Círio com 2029 anos é uma manifestação religiosa de maior relevância católica do mundo, juntando pelas ruas de Belém mais de 2 milhões de pessoas”, disse ele.

Helder Barbalho em entrevista para o GloboNews. Foto: Reprodução

Bolsonaro está a caminho de Belém para a festividade que iniciou nesta quarta-feira, 5. Ele afirmou que participará da procissão fluvial e, segundo a assessoria do presidente, ele pegará a imagem peregrina. 

“Eu espero com toda a sinceridade que isso seja preservado, que o Círio possa ser preservado e não se tente fazer com o Círio de Nazaré aquilo que fizeram com a independência do Brasil, a apropriação política. O Círio haverá de resistir a isso”, declarou Helder.

O governador também falou na entrevista que fará campanha para o ex-presidente Lula (PT).