////

Prefeitura de Belém alerta para possível aumento de casos de covid-19

Rede municipal de saúde disponibiliza testagem para covid-19 em 36 unidades da capital e distritos

A Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), divulgou nota alertando a população para um possível aumento de casos de Covid-19 na capital paraense.

Quadros gripais tiveram aumento na capital paraense. Foto: Reprodução.

A Sesma informou um aumento no número de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede de saúde municipal. 

Segundo a nota, a Quadra Nazarena do Círio, o aumento de festividades, e as flexibilizações em relação às medidas de segurança podem estar diretamente ligadas aos possíveis novos casos. 

TESTES

De acordo com as orientações da Sesma, pessoas que estejam apresentando sintomas gripais a três dias ou mais devem realizar o teste de Covid-19.

Alguns dos sintomas são: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos.

Ainda segundo a Sesma, os testes estão sendo ofertados em todas as sete Unidades Municipais de Saúde (UMS), que funcionam 24h. Também existem testes nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e nos hospitais de Pronto-Socorro do município.

Além disso, a Sesma segue disponibilizando leitos para os pacientes com sintomas graves da covid-19, e que precisam de hospitalização, no Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico (leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva).

VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde relembra, ainda, que a vacinação contra a covid-19 segue na região metropolitana de Belém. A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de vacinação nos hospitais militares (Exército, Marinha e Aeronáutica) e nas universidades (Fibra, Unama e Unifamaz).

VEJA AQUI QUEM PODE SE VACINAR:

VEJA ONDE FAZER O TESTE:

  • Casos leves e moderados:

Unidades Municipais de Saúde (UMS): Jurunas, Tapanã, Icoaraci, Bengui I, Baía do Sol, Carananduba, Cotijuba e Outeiro.

  • Casos graves:

Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS): Sacramenta, Jurunas, Marambaia, Terra-Firme e Icoaraci.

Hospital Humberto Maradei e Pronto-Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinoti