O Ministério Público do Estado (MPPA) informou que no dia do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, o Pará irá contar com todo o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O MPPA afirmou que obteve resposta positiva dos Comandantes Gerais das instituições. A medida foi tomada após a Coordenadoria do Núcleo Eleitoral do MPPA e 2ª Promotoria de Justiça Militar considerarem um possível acirramento devido a disputa eleitoral. O documento foi assinado pelos Promotores de Justiça José Edvaldo Pereira Sales (Núcleo Eleitoral) e Armando Brasil Teixeira (2º PJ Militar).
Ao BT, o promotor Armando Brasil afirma que a segurança dos eleitores foi o principal fator para a decisão. “O objetivo da recomendação ao comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de que todo o efetivo do estado ficasse de prontidão é, justamente, garantir a segurança dos eleitores, garantir a segurança dos funcionários da Justiça Eleitoral e de toda a sociedade. Tendo em vista, principalmente, o acirramento da disputa eleitoral que está se desenhando no próximo dia 30”, afirmou.
Ouça:
O promotor informou, ainda, que a medida é em caráter especial e vale somente para o domingo. “A decisão tem caráter apenas no domingo, principalmente por causa do resultado das eleições. O resultado nos faz acreditar que pode haver, realmente, agressões físicas entre partidários de ambos os candidatos, pode haver violência, também, ao patrimônio privado e público”, afirmou Armando Brasil.
Ouça: