Nesta quarta-feira, 2, três dias após o resultado das eleições presidenciais, a Alemanha declarou que está pronta para retomar a ajuda financeira para proteger a Amazônia do desmatamento. O mesmo já havia acontecido com a Noruega, que na última segunda-feira, 31, afirmou a retomada do auxílio financeiro suspenso em 2019.
“Há uma forte vontade dentro do governo alemão de chegar ao Brasil rapidamente agora”, escreveu o secretário do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, Jochen Flasbarth, em seu perfil no Twitter quando compartilhou uma reportagem sobre o descongelamento das doações do fundo.
Tanto a Alemanha quanto a Noruega suspenderam seus subsídios em 2019 acusando o atual presidente Jair Bolsonaro de não querer impedir o desmatamento. A Noruega é a maior financiadora do fundo, com mais de 90% das doações. A Alemanha é a segunda maior.
“Vamos agora discutir os detalhes com a equipe de transição. Dentro do governo alemão há uma grande vontade estender rapidamente a mão”, declarou o porta-voz do ministério.
Com informações de CNN.