//////

Indígenas do oeste do Pará recebem ação inédita de intensivão para o Enem

Cerca de 100 indígenas dos povos Munduruku, Kumaruara e Borari receberam um intensivão, promovido pelo Governo do Pará, em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado, 5. A ação do preparatório “Enem Pará Itinerante” ocorreu pela primeira vez na região, com aulas de redação, matemática e história.

No estado, 963 indígenas estão inscritos para a prova do Enem, segundo dados do Inep, e as autoridade de povos tradicionais no Pará afirmam que a maioria não tem como sair de suas aldeias e frequentar um curso específico, o que reduz a competitividade com o homem branco no Exame.

“É de extrema importância esse específico, que oportuniza o contato com a prova, com a metodologia e a dinâmica do certame”, afirma a coordenadora da Educação Indígena da Seduc, Vera Arapium.

Os alunos também receberam materiais didáticos preparatórios, além de terem à disposição aconselhamento psicológico por meio de dicas e estratégias para um bom desempenho durante o Enem, que ocorre nos dias 13 e 20 de novembro em todo o Brasil.

O projeto “Enem Pará Itinerante” já atendeu mais de 65 mil estudantes em todo o Pará, sendo cerca de 400 alunos indígenas envolvidos na iniciativa.