///

Novembro Azul: prefeitura de Belém inicia campanha para conscientizar homens sobre câncer de próstata

No Brasil, este é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, superado apenas pelo câncer de pele.

O lavrador Osmar Quaresma, 65 anos, em consulta médica na UBS do Combu

Nesta terça-feira,8, a prefeitura de Belém dá início à campanha Novembro Azul, no mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. A abertura será na Unidade Municipal de Saúde da Providência, localizada na av. Norte, Val-de-Cans, a partir das 9h, com roda de conversa sobre câncer de próstata à população masculina e suas famílias.

Durante toda a campanha também serão realizados palestras sobre os riscos do tabagismo, saúde oral, consulta de enfermagem, orientação nutricional, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, vacinação e testes cognitivos.

O câncer de próstata é a multiplicação desordenada de células da próstata. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, superado apenas pelo câncer de pele.

A orientação é que a prevenção seja realizada a partir dos 45 anos (faixa de menos frequência), mas os casos de maior frequência são registrados em homens com idade a partir dos 55 anos.

O recomendados pelos especialistas é ficar atento ao histórico familiar (10% dos casos são hereditários, com homens que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos) e aos casos de sobrepeso e obesidade (maior risco com peso corporal elevado).

Em estágio inicial, quando as chances de cura alcançam 90%, não há sintomas. Na presença de sinais e sintomas, orienta-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata. 

Os principais sintomas na fase avançada são: dor óssea, dores ao urinar, urinar com frequência e a presença de sangue na urina ou sêmen.

A melhor estratégia ainda é a prevenção. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, mesmo na ausência de sintomas. Homens a partir dos 40 anos, com ou sem os fatores de risco, devem ir ao médico, considerando que o câncer de próstata tem tratamento.