A Guarda Municipal de Belém, em parceria com a Polícia Militar realizam uma ação para retirar bolsonaristas que ocupam a calçada da Avenida Almirante Barroso em manifestação pedindo o golpe militar.
De acordo com a prefeitura de Belém, a ação foi deflagrada pelo sistema de segurança do estado para desocupar a via e reprimir os atos de grupos antidemocráticos que não aceitam o resultado das urnas.
A Guarda atua na força-tarefa com 20 guardas municipais dos grupamentos de Ações Táticas (GAT) e Ações Táticas Com Cães (Atac). Os agentes auxiliam a Semob com ações de trânsito e a retaguarda das ações da Policia Militar.
Além disso, o grupamento motorizado, Ronda da Capital, está de prontidão para qualquer eventualidade. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) está na ação por meio da Cavalaria e da Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA).
A sala de controle e monitoramento da Segup conta também com a presença do inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, e o subchefe da Divisão de Operações da GMB, Élcio Vale, deliberando as ações conjuntas. E também da superintendente da Semob, Valéria Borgues.