Na quarta-feira, 9, o presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou um novo ministro para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se do advogado André Ramos Tavares.
O decreto, feito a menos de dois meses de Bolsonaro deixar o cargo de chefe de Executivo, foi publicado e divulgado no Diário Oficial da União (DOU) de ontem.
Tavares irá substituir o ex-ministro Carlos Mário da Silva Velloso Filho, que pediu renúncia do cargo por questões de saúde.
O novo nomeado não precisará passar pela tradicional sabatina do Senado para assumir o cargo, isto porque, em maio deste ano, o Superior Tribunal Federal (STF) votou e escolheu três nomes para a lista tríplice do TSE: André Ramos Tavares, Fabrício Juliano e Vera Lúcia Santana. Na ocasião, Tavares foi o mais votado para assumir o cargo.
QUEM É ANDRÉ RAMOS TAVARES
Professor e advogado, André Ramos Tavares ministra a disciplina de Direito Econômico e Economia Política na graduação da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), segundo o site da mesma. Na pós-graduação da faculdade, ele dá aula de Direito Econômico das Plataformas Digitais, O Direito Econômico no STF, e Constituição Econômica.
Tavares já atuou como conselheiro da Comissão de Ética da Presidência da República em 2018, no governo Bolsonaro, e, logo depois, foi eleito presidente da comissão com mandato de 2020 a 2021.