O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou pelas redes sociais que os estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não pagarão passagem de ônibus nos dias de prova (nos dias 13 e 20 de outubro) nas cidades paraenses.
Segundo o chefe do executivo estadual, a ação acontece em parceria com os governos municipais do estado e têm o objetivo de facilitar e garantir o comparecimento dos estudantes no exame.
“Uma boa notícia para os alunos que estarão fazendo a prova do Enem, neste domingo, dia 13, e no outro domingo, dia 20, acabei de combinar com a vice-governadora, para que nós possamos garantir a gratuidade para nossos alunos no transporte coletivo urbano, dialogando com os municípios para assegurar o transporte coletivo pra todo mundo. Portanto, catraca livre para os nossos estudantes”, declarou o governador.
Helder Barbalho está no Egito participando da COP27, conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os estudantes terão que apresentar o comprovante do enem nos coletivos para comprovarem o direito à gratuidade.
O decreto com as informações sobre a medida que vale para as cidades que tiverem transporte coletivo regulamentado será publicado neste sábado (12), em uma edição extra do Diário Oficial do Estado.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, afirmou que a medida acontecerá na capital.