/////

Rafaeli Farias, de Breu Branco, é eleita a Miss Pará Beleza Negra 2022

A estudante e modelo de 16 anos celebra a vitória "cresci e amadureci muito nesses meses de preparação".

AVISA QUE É ELA! A estudante Rafaeli Farias, de 16 anos, representante do município de Breu Branco foi eleita a Miss Pará Beleza Negra 2022. Rafaeli foi escolhida na noite desta quinta-feira, 17, durante o concurso que aconteceu no Teatro Estação Gasômetro, em Belém.

Esta é a terceira edição do concurso, que exalta a representatividade negra do Estado do Pará. Em 2022, o concurso reuniu dez jovens de várias regiões do Estado em alusão ao Dia da Consciência Negra, que será celebrado neste próximo domingo, dia 20.

Concurso Miss Pará Beleza Negra 2022 Fotos: Divulgacão/ Miss Beleza Negra Pará

A VENCEDORA:

Rafaeli Farias (@rafaeli_farias), é estudante e modelo e representou o Município do Breu Branco, sobre o processo de preparação para o concurso, ela declarou: “Minha experiência com o concurso começou muito antes de chegar em Belém, quando comecei minha preparação vi que cresci e amadureci muito nesses meses de preparação. Agora, neste exato momento, não carrego só Breu Branco, mas o Pará inteiro comigo, então estou muito grata e está tudo perfeito, a ficha está caindo ainda” , disse a campeã após ser coroada no palco do Teatro Estação Gasômetro.

Rafaeli Farias, foia vencedora do Concurso Miss Pará Beleza Negra 2022. Fotos: Divulgacão/ Miss Beleza Negra Pará

O CONCURSO:

O confinamento do concurso começou na quarta-feira, 16, em Belém, onde as participantes de vários municípios paraenses como Belém, Ananindeua, Marituba, Brasil Novo, Breu Branco e Parauapebas, confinadas em um hotel, passaram por uma série de atividades, que foram desde palestras, passeios pela capital paraense, e ensaios fotográficos. Já no palco, na noite de ontem, 17, elas se apresentaram em um grandioso desfile, do jeito que são feitos os famosos concursos de beleza, onde Rafaeli Farias, a Miss Breu Branco, foi escolhida pelos jurados da noite.

“Nessa noite de valorização da beleza da mulher negra , nós pudemos conhecer histórias de meninas que sofreram preconceito durante toda a vida, por conta da cor da sua pele, do seu cabelo, que cresceram se sentindo diferentes. O concurso cumpriu seu papel de daz voz a essas meninas, de mostrar que as negras tem a capacidade de fazer tudo que querem fazer, e vencer um concurso de miss é uma conquista muito grande”, disse Élida Ferreira, coordenadora do concurso.

De acordo com a coordenadora, o Miss Pará Beleza Negra já se consolidou como um dos principais concursos de beleza no Estado, e atrai jovens de todas as regiões. Por isso, a ideia é que o Estado possa receber o Miss Brasil Beleza Negra no próximo ano, o que vai reunir candidatas de todo o País, em Belém.

“O objetivo do concurso não é militar, impor que as pessoas entendam sobre desigualdades raciais, lógico, sabemos que existem essas desigualdades, mas a ideia maior é mostrar essas meninas, dar voz a essas meninas, para que possam tocar as pessoas, para que essas pessoas se enxerguem por meio delas”, finaliza a promoter, que possui larga experiência na realização de concurso de beleza para crianças , jovens e adolescentes no Pará.