O documentário “Iriri: Uma História Não Contada”, que narra a trajetória de resistência dos povos Xipaya e Kuruaya, estreia no dia 30 de novembro, na Casa de Memória Transxingu, em Altamira. O longa é dirigido por Antônio Chipaya, cacique da comunidade Cupi, e conta a vida de Maria Yawaidu, da Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, a última falante viva do seu povo. A produção é incentivada pelo Programa de Fortalecimento Institucional (PFI).
Para a produção e captação de imagens e documentos, foi utilizado o Programa de Patrimônio Cultural Material e Imaterial (PPCMI), além de gravações feitas nas aldeias Kujubim, Cupi e Yarumê, que possibilitaram a aproximação sobre a narrativa de identidade elementar dos indígenas que ainda vivem no Iriri.
O documentário será exibido apenas em festivais e mostras brasileiras, o que torna o evento de estreia uma das oportunidades de conhecer e se aprofundar na temática dos povos indígenas amazônicos, além de fomentar o cinema indígena para que as produções de novos audiovisuais sejam difundidas.
SERVIÇO
Lançamento do documentário “Iriri: Uma História Não Contada”
Data: 30 de novembro
Hora: 19h
Local: Casa de Memória Transxingu (Centro de Altamira)