O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um significativo acumulados de chuva em grande parte do Pará até a próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro. As informações são do G1 nacional.
O alerta de risco de chuvas fortes segue para quase todo o Brasil, sendo que nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul e Tocantins o risco é de alerta vermelho, com a possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia e risco transbordar rios e risco de desabamento.
O Pará, e outros 17 estados estão sob alerta laranja, ou seja, com risco em potencial. O alerta laranja é emitido quando há previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Laranja é o segundo alerta na escala de atenção.
Previsão para o norte do Brasil do dia 29/11 ao dia 5/12
Para o Norte do país estão previstos acumulados de chuva acima de 20 mm em grande parte da região, com destaque para áreas central e leste do Amazonas, central e sul do Pará e do Tocantins e norte de Roraima, onde podem ocorrer acumulados superiores a 80 mm.