////

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições de 2022 termina nesta quinta

O prazo para justificar a ausência no 1º turno das eleições de 2022 para a Justiça Eleitoral termina nesta quinta-feira, dia 1.

Quem faltou nos dois turnos deve justificar a ausência de cada um separadamente. Já para quem faltou apenas no segundo turno, e ainda não justificou, o prazo vai até 9 de janeiro de 2023.

No Brasil, o voto é obrigatório para todos com idades entre 18 e 70 anos. Os eleitores têm até 60 dias após o dia das eleições para justificar a ausência do voto. Quem não justifica a ausência deve pagar multa que varia de 3% a 10% do valor do salário mínimo da região em que vota.

COMO JUSTIFICAR A AUSÊNCIA DO VOTO?

Você pode justificar pela internet no app do e-Título clicando na aba “mais opções”. Também pode justificar acessando o acesse o site do TSE clicando aqui. Lá você explica o motivo da falta e anexa um documento que comprove a ausência.

Já para justificar presencialmente você deve preencher o formulário requerimento de justificativa eleitoral. Leve o formulário preenchido ao cartório eleitoral, apresente junto com um documento de identificação com foto reconhecido por lei.