///

5° Encontro Internacional de Mulheres na Roda de Samba fortalece posicionamento feminino no meio

Neste sábado, 10, acontecerá no Bar Baiuca da Resenha, o 5° Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda, das 16 às 20h, um evento produzido e executado por mulheres do samba e do cenário da cultura paraense. Em 2022, a homenageada do evento será a grande dama do samba, Tia Surica, referência do samba brasileiro e pilar da Portela. É a terceira vez que Belém sedia o evento, reunindo mulheres potentes, que fazem cultura na nossa cidade.

“Nesse dia, convidamos todas mulheres que tocam e cantam, para virem somar com sua arte na nossa roda, mostrando ao Brasil e ao mundo, que Belém e a Amazônia têm o samba correndo pelas nossas veias”, diz a produtora Ellen Silva.

O ponto alto do evento, será o momento em que todas as rodas, farão uma uma transmissão simultânea cantando as mesmas músicas, Em 2022, o evento em Belém está sendo organizado pelo Coletivo Tem Mulher na Roda de Samba, que conta com a participação de mais de 30 componentes, que vão de cantoras, técnicas, produtora, jornalistas, designers, e muitas outras categorias da cultura.

Cantoras como Creuza Gomes, Cris Matos, Mariza Black, Alba Mariah, Flávia Anjos, Lorena Monteiros, musicistas como Carla Cabral, Melina Fôro, Dulci Cunha, Loba Rodrigues, e técnicas como: Fernanda Rabelo e Jessyca Meireles, produtoras e jornalistas: Lourdinha Bezerra e Ellen Silva, são algumas que integram esse grupo.

COLETIVO MULHERES NA RODA DE SAMBA

O coletivo Cultural TEM MULHER NA RODA DE SAMBA, é um grupo musical que desenvolve um trabalho direcionado ao resgate, valorização e fortalecimento das mulheres nas rodas de samba. Somos um movimento de mulheres que homenageiam mulheres. Nascemos do projeto “Mulheres Samba Notícias”, com sede no estado do Rio de Janeiro.

ENCONTRO NACIONAL E INTERNACIONAL

O Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba é um evento anual, que teve sua primeira edição em 24 de novembro de 2018. Idealizado pela cantora Dorina, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas de samba, de todo o país, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba.

O evento tornou-se, canal de conexão que reúne projetos feminino no mundo da música, mais especificamente no samba, em todo território nacional. O objetivo central é estabelecer uma rede de visibilidade para as mulheres que trabalham dentro do universo do samba, encurtando a distância física e ampliando as possibilidades de trabalho.

Sendo assim uma vitrine gratuita para divulgação de cada artista e enfrentamento das fronteiras que inviabilizam a mulher na roda de samba. Hoje, este movimento tem como integrantes 20 estados brasileiros, e mais 7 países de 3 continentes diferentes.

SERVIÇO
5° Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba
Data: 10/12/2022
Hora: 16H às 20H.
Local: Bar Baiúca da Resenha. 14 de Abril, n° 1061.
Entrada: FRANCA