A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), por meio do Escritório Regional das Ilhas, traz a Feira Intinerante da Agricultura Familiar. O evento será realizado nesta quinta-feira (15) na sede do Ministério Público Federal, localizado no bairro do Umarizal, em Belém. O projeto vai mobilizar 28 expositores que são atendidos pela empresa na região.
A feira tem princípios agroecológicos e os produtores vão comercializar peças artesanais como biojóias, ecojóias, além de produtos da gastronomia, com mel, e, ainda, itens de hortifrutigranjeiros, plantas e terrários. A participação no evento garante 30% de acréscimo para a renda familiar desses trabalhadores.
Luana Baía, de 34 anos, que é artesã de Ananindeua, passou a confeccionar laços e tiaras, há quatro anos, como forma de enfrentar uma depressão desencadeada após a perda de uma filha recém-nascida. “Comecei a ter crises de depressão, e conseguir superar por conta do artesanato”, “Essa iniciativa da Emater é maravilhosa, pois o artesanato é minha fonte de renda, e consegui através destas feiras ampliar minhas vendas”, conta Luana.
A engenheira agrônoma responsável pelo projeto Luciana Moreira comentou a importância de abrir espaço para a comercialização desses produtores: “Este evento é mais um canal de venda direta ao consumidor, e uma forma de divulgar o trabalho dos produtores que são atendidos de forma contínua pelos técnicos da Emater, com orientação em todas as etapas do processo produtivo até a comercialização dos produtos. Essa orientação técnica é baseada nos princípios da agroecologia, visando a sustentabilidade nas dimensões econômica, social, ambiental, cultural e política”, ressaltou Luciana.
Serviço
Feira de Agricultura Familiar
Local: Ministério Público Federal, na rua Domingos Marreiros, nº 690, no bairro do Umarizal, em Belém.
Horário: 8h às 16h