Com o tema “Neste Natal, o melhor amigo oculto é o que doa sangue e salva vidas!”, a Fundação Hemopa lança a campanha natalina de doação de sangue. A ação se estenderá até o dia 31 e tem o objetivo de reforçar o estoque para atendimento transfusional aos pacientes internados na rede hospitalar do Pará, formada por mais de 200 hospitais públicos e privados.
O ponto alto ocorrerá no dia 24 de dezembro, com um ambiente natalino aos antigos e novos doadores voluntários.
“Tradicionalmente, dezembro é um mês desafiador para a hemorrede brasileira em função das férias e festas de final de ano. Na região Norte ainda enfrentamos o inverno amazônico, que já chegou, e as doenças associadas à época, como gripes e doenças respiratórias, que inabilitam temporariamente para a coleta de sangue. Estamos esperando por vocês para salvar vidas com este gesto nobre e solidário”, diz a assistente social Lilian Bouth, da Gerência de Captação de Doadores.
Amor e solidariedade não faltam à aposentada Luzia Almeida Duarte, 68 anos, que realizou sua última doação de sangue na terça-feira, 13, porque vai completar em breve a idade limite para o procedimento.
“Tenho a sensação do dever cumprido, porque com o meu sangue já ajudei muitas pessoas. Hoje [terça] completo mais de 25 anos que realizo este ato solidário. Fico feliz em ter feito parte da vida de muitas pessoas que nem conheço. Convido todos que podem também fazer parte da vida de outras pessoas doando sangue. É um ato de amor”, afirmou Luzia Duarte.
Espírito de união – Ao tomar conhecimento da história da aposentada, o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu pela demonstração de amor ao próximo.
“É com este espírito de união e amor, inspirado pelo Natal, que convido a população potencialmente doadora para aderir a nossa campanha e ser o amigo oculto de quem precisa de transfusão de sangue para sobreviver”, ressaltou o gestor da instituição.
Para doar sangue é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Endereços das unidades da Fundação Hemopa em Belém:
– Hemocentro Belém – Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
– Posto de coleta do Castanheira – Rodovia BB-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira).
– Posto de coleta do Shopping Pátio Belém – Travessa Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos – Estação Cidadania, 1º Piso do Pátio Belém.