///

PRF apreende mais de 6 toneladas de camarão em Ipixuna do Pará

Produto vinha do estado do Piauí e seria comercializado de forma ilegal na capital paraense.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam mais de 6 toneladas de camarão salgado, de diferentes tamanhos, durante uma fiscalização no km 229 da BR-010, em Ipixuna do Pará, na região nordeste do estado.

Questionado sobre a carga e o destino, o condutor informou que seria camarão fresco e apresentou em seguida uma documentação que seria do produto. Porém, houve divergência entre a carga transportada e os documentos fiscais apresentados. No documento fiscal, constava que a carga seria de camarão de cativeiro inteiro e fresco, mas a carga transportada, de fato, seria de camarão salgado, como constatado pela equipe.

mais de 6 toneladas de camarão salgado, irregularmente detalhado em nota fiscal, foram apreendidos pela PRF. Imagem: Reprodução.

Diante dos fatos, uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) esteve no local da abordagem e confirmou a irregularidade declarada na nota e tomou os procedimentos de praxe. Segundo o artigo 7º, II, da lei 8.137/90, que configura crime vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição esteja em desacordo com as prescrições legais, ou que não corresponda à respectiva classificação oficial e condição observada.

Segundo o condutor, o produto havia sido comprado na cidade de Cajueiro da Praia, no Piauí, e seria comercializado na capital paraense.

Diante das informações foi evidenciado, a princípio, a ocorrência de crime contra as relações de consumo. A carga de camarão salgado foi apreendida e o condutor e demais responsáveis foram autuados, conforme a legislação vigente.

*Com informações de PRF-PA.