////

Fumaça em Belém: Bombeiros atuaram em incêndio no lixão do Aurá nesta sexta, 16

Neste sábado, 17, Belém amanheceu coberta por fumaça em vários bairros. O forte cheiro intrigou moradores e chegou a causar sintomas respiratórios.

Os bairros mais afetados pela fumaça foram Umarizal, Marco, Nazaré, Reduto, Canudos, Curió-Utinga e Fátima. No Twitter, as reclamações partiram de vários bairros.

A causa da fumaça ainda não foi determinada. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenaria Estadual de Defesa Civil divulgaram uma nota afirmando que foram chamados para atuarem em um incêndio na sede do lixão do Aurá, na noite de ontem (16/12). 

Incêndio no lixão do Aurá nesta sexta-feira, 16. Vídeo: Reprodução

De acordo com a nota, “as equipes fizeram revezamento e  permaneceram no combate às chamas até a madrugada deste sábado, 17”. Na manhã deste sábado não houve registro de incêndio no local, afirmaram os órgãos. 

A Secretaria de Meio Ambiente de Belém (Semma), disse em nota que iria averiguar se ainda havia foco de incêndio ilegal no bairro.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) disse ao BT que vai apurar as causas da fumaça. Segundo a pasta, o evento chamado ‘inversão térmica’ pode ser um dos motivos. Veja a nota:

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informa que  irá apurar as possíveis causas que ocasionaram a fumaça em alguns pontos de Belém, neste sábado, 17.  De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) estiveram dentro da Área de Proteção Ambiental e constataram que não há foco de incêndio no Parque do Utinga. A Semas informa ainda que o tempo seco e a baixa pluviosidade (pouca chuva) nesta época do ano contribui para o aprisionamento de “fumaça, poluentes em geral” sobre grandes cidades, como Belém. Esta condição está relacionada a um evento meteorológico denominado Inversão Térmica.