À frente da Fiocruz desde 2017, a socióloga Nísia Trindade foi anunciada nesta quinta-feira, 22, como a nova ministra da Saúde do governo do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nísia fez parte do grupo técnico da equipe de transição do governo e trará para a pasta seu amplo conhecimento sobre a saúde pública brasileira, além da sua inserção na comunidade internacional.
PERFIL DE NÍSIA TRINDADE:
Ela é Doutora em Sociologia, mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A socióloga foi diretora da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fiocruz voltada para pesquisa e memória em ciências sociais, história e saúde, entre 1998 e 2005.
Nísia também atuou na implementação da Rede SciELO Livros, foi vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz e é autora de dezenas de artigos, livros e capítulos com reflexões sobre os dilemas da sociedade nacional.
Além disso, ela integrou um grupo de trabalho para construção do Plano de Ação Global da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018. Em 2019, atuou como membro grupo consultivo da OMS para implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
COVID-19
Nísia concedeu entrevista ao O GLOBO, em junho de 2020, durante o auge da pandemia, e falou sobre a importância das campanhas de vacinação. “O SUS precisa ser financiado e valorizado e, para isso, estamos trabalhando com secretarias municipais e estaduais, além do próprio Ministério da Saúde. A pandemia é um problema de característica tripartite”, disse na época.
Com informações O GLOBO e G1*