A Netflix vai começar a cobrar uma taxa extra para usuários do streaming que compartilham suas senhas com terceiros. Segundo o Wall Street Journal, a medida para evitar que o compartilhamento de senha continue uma prática gratuita será implementada no começo de 2023 nos Estados Unidos e gradativamente vai ser instalada em outros países.
A empresa não comentou sobre o assunto de forma oficial, porém, já havia se movimentado para cobrar pela prática com a função Homes, que chegou ao aplicativo em alguns países como Argentina, Guatemala, República Dominicana, El Salvador e Honduras, no dia 22 de agosto deste ano. A função cobra uma taxa extra para que a conta seja acessada por um usuário que não esteja na mesma casa da conta principal. É possível fazer o login de até dois usuários de fora.
A Netflix comentou sobre a forma de cobrança atual e relatou que ela prejudica na entrega de conteúdos e melhorias na plataforma: “O compartilhamento de contas generalizado de hoje entre as famílias mina nossa capacidade de longo prazo de investir e melhorar nosso serviço”.
A plataforma já havia apresentado quedas de mais de estimativa de espectadores com cerca de 970 mil assinantes no segundo trimestre de 2022. Agora, a média de pessoas que serão afetadas pelas medidas tomadas contra o compartilhamento de senhas e de mais de 100 milhões de pessoas.