O presidente do diretório do MDB no Pará e empresário, Jader Filho, deve assumir o Ministério das Cidades do governo Lula. A informação foi divulgada por portais de notícia na tarde desta terça-feira, 27, após ele ser convocado para uma reunião com membros do governo de transição, do qual faz parte.
A escolha do emedebista ocorreu também após a bancada paraense do partido eleger nove deputados em outubro, virando assim a maior do partido na Câmara. Logo, houve preferência por um nome do MDB para estar à frente de um dos ministérios do presidente eleito Lula (PT) e a possível escolha foi celebrada por Úrsula Vidal (MDB-PA), também no governo de transição, em suas redes sociais.
Nesta terça, outro nome anunciado pelo MDB, este já confirmado, é de Simone Tebet como ministra do Planejamento. Agora a pasta se junta à Fazenda, Gestão e Inovação, Portos e Aeroportos, Ciência e Tecnologia, Igualdade Racial, Direitos Humanos, Mulher, Desenvolvimento Social, Família, Combate à Fome, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura, Indústria e Comércio, Saúde, Secretaria-Geral da República, Controladoria-Geral da União, Advocacia Geral da União, Casa Civil, Defesa, Relações Exteriores e Relações Institucionais com nomes já confirmados no comando a partir de 2023.
Jader Filho é conhecido no ramo da comunicação no estado e esteve cotado para tal ministério. Ele é irmão do governador reeleito no Pará, Helder Barbalho, e filho do senador Jader Barbalho, ambos também do MDB.