////

Imprensa internacional chama Lula de líder e lembra saída de Bolsonaro para o exterior

Cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto

A posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva para o seu terceiro mandato no cargo, no domingo, 1, foi repercutida na imprensa mundial de alguns países. A ausência de Jair Bolsonaro no evento também foi lembrada.

Capa do Jornal The New Yor Times sobre a posse de Lula. Imagem: Reprodução.

A capa do jornal americano The New York Times desta segunda-feira, 2, estampou Lula subindo a rampa central do Palácio do Planalto com a seguinte manchete: “Brasil empossa Lula como líder; perdedor está ausente”.

A publicação do jornal norte americano lembrou que Bolsonaro acordou no dia da posse longe do Brasil. “A milhares de quilômetros de distância, em uma casa alugada de propriedade de um lutador profissional de artes marciais e a alguns quilômetros da Disney, Bolsonaro foge da posse de Lula”.

O jornal afirma ter conversado com “amigo próximo” de Bolsonaro que afirmou que o ex-presidente deve ficar na Florida, nos EUA, por um a três meses para ver se o governo Lula irá incentivar investigações contra ele.

A publicação ressalta ainda que existem diversos processos abertos para investigar o ex-presidente e diz ter conversado com um “procurador federal” que afirma que o Ministério Público teria “provas suficientes” para condenar Bolsonaro.

CHINA

o jornal chinês South China Morning Post, de Hong Kong, destacou com um texto da AFP a promessa de Lula de “lutar pelos pobres” em sua posse, que finalizou o “governo divisivo” e de “extrema-direita” de Jair Bolsonaro.

“O veterano esquerdista de 77 anos, que já liderou o Brasil de 2003 a 2010, prestou juramento perante o Congresso, coroando uma notável recuperação política do metalúrgico que se tornou presidente menos de cinco anos depois de sua prisão por acusações controversas – que depois foram anuladas”, disse o South China Morning Post.

ESPANHA

El País fala sobre a posse de Lula. Imagem: Reprodução.

O espanhol El País disse no título: no título: “O regresso de Lula devolve o Brasil ao mundo”. A publicação afirmou que durante quatro anos o Brasil “brigou com seus vizinhos, rompeu laços com os EUA e atacou o comunismo chinês” e que agora existe uma expectativa da retomada da diplomacia brasileira.

REINO UNIDO

Destaque do Jornal The Guardian sobre a posse presidencial de Lula. Imagem: Reprodução.

The Guardian deu destaque ao momento em que Lula chorou durante seu discurso no Parlatório. O jornal deu o título “Emocionado, Lula diz ao Brasil que ‘é hora de reatar laços'” à matéria sobre a posse. Na capa, a manchete escolhida foi “Lula promete dar fim à era de ‘devastação’ no Brasil”. “Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao falar após receber a faixa presidencial brasileira. Lula fez um apelo para ‘se reconectar com amigos e familiares’ após discursar de forma contundente contra Jair Bolsonaro e prometer uma mudança drástica de rumo para resgatar um país atormentado pela pobreza”, diz o texto.

ARGENTINA

Clarín, da Argentina, destacou o “extraordinário” esquema de segurança montado para impedir ataques contra o presidente. “O ato se realizou com um extraordinário escudo de segurança devido à atividade de grupos ultradireitistas”, disse o jornal, lembrando os acampamentos de bolsonaristas em Brasília. Ainda segundo o veículo argentino, a posse “foi marcada pelo tom dos discursos de Lula no Congresso e na sede presidencial”.

Jornal Clarín lembra posse de Lula nesta segunda,2. Imagem: Reprodução

O jornal também colocou Lula na capa, ressaltando a ausência de Nicolás Maduro, que havia recebido permissão para ir à posse em Brasília, mas desistiu de comparecer.