///

A campanha Janeiro Branco e a necessidade de olhar para a sua saúde mental

Você conhece o Janeiro Branco? Trata-se de movimento social que visa promover a construção de uma cultura de saúde mental. A cor branca foi escolhida pela ideia do início do ano como uma folha em branco a ser preenchida.

O Janeiro Branco é desenvolvido em conteúdos de internet, rádio, tv, palestras, encontros e rodas de conversa com o objetivo de provocar reflexões e transmitir orientações sobre o cuidado com a vida emocional. Para conhecer melhor o movimento, é possível consultar o site “Janeiro Branco 2023 – A vida pede equilíbrio” ou as mídias do projeto (@janeirobranco).

Durante a pandemia, por exemplo, foi possível ver o aumento de registros de ansiedade e depressão, por exemplo, além de perceber o quanto precisamos olhar e cuidar de nossos sentimentos.

A psicóloga Juliana Galvão sugere um exercício em alusão ao Janeiro Branco. Basta pegar uma folha de papel e escrever sobre os sentimentos do dia. Para a reflexão ficar mais fácil, podem ser separados em duas colunas: uma dos Sentimentos Bons e outra de Sentimentos Ruins. Ao final, a ideia é pensar quais sentimentos sobressaem.

Segundo ela, ir ao psicólogo e/ou psiquiatra também é necessário na busca de equilíbrio emocional. Existem profissionais que atendem em planos de saúde, outros em clínicas particulares. Há ainda serviços de saúde mental disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Os postos de saúde também possuem psicólogos. As faculdades de Psicologia também possuem clínica-escola com serviço de psicoterapia.