O prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, e o Governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniram em Brasília, no Palácio do Itamaraty, na quarta-feira, 4, com o chanceler e Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para apresentar um documento com o manifesto desejo de que Belém sedie a próxima Conferência das Nações Unidas sobre o clima- a COP30, em 2025.
Na ocasião, a carta entregue por Edmilson a Vieira trata de argumentos relativos ao o que significa a realização da proposta, de mod que, o evento mundial sendo feito em Belém pode transformar a capital paraense em referência mundial do debate sobre crise climática e soluções. Outro argumento na carta é a localização privilegiada da capital paraense, quase no encontro do rio Amazonas com o oceano atlântico, entre América, Europa e África.
Belém é uma síntese da Amazônia: une um grande centro urbano com comunidades ribeirinhas de pescadores e coletores de frutos, como o açaí, argumenta o prefeito na carta.
A iniciativa representa trazer a discussão para o estado brasileiro que mais sofre com o desmatamento ambiental, o Pará, que teve 276 km2 desmatados, o que representa 47% do desmatado no ano de 2022. Além de Terras Indígenas que são invadidas por grileiros e garimpeiros e até o Santuário de Árvores Gigantes, na Flota do Paru, uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo, entre outros exemplos. Ou seja, levar o evento para a Amazônia pode ser um divisor de águas nos esforços e políticas de combate e fiscalização para proteger a floresta.
COP 2023
A COP deste ano, marcada para novembro e dezembro, será em Dubai, nos Emirados Árabes. A COP29, em 2024, ainda está indefinida, mas tem a Austrália como principal candidata. O Brasil é cotado para sediar o evento em 2025.
O QUE É A COP?
Em 1992, o Rio de Janeiro recebeu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO-92, com a participação de 175 países. Na ocasião, foi criado o tratado da Convenção do Clima, para entrar em vigor em 1994.
Assinado atualmente por 197 países, o principal objetivo é “estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera para evitar interferências perigosas da atividade humana no sistema climático”.
A partir de 1995, todos os anos a Organização das Nações Unidas reuniu os países para a Conferência das Partes, a COP, também conhecida como Conferência do Clima das Nações Unidas.
*Com informações de Ponto de Pauta.