//

Catador é morto por PM que confundiu pedaço de madeira com fuzil

Policiais dispararam sem que suposta arma tivesse sido apontada para eles. Em nota, a PM afirmou que o pedaço de madeira "aparentava ser um fuzil".

O catador de materiais recicláveis, Dierson Gomes da Silva, conhecido pelo apelido de Lord, foi morto nesta quinta-feira, 5, durante uma operação da Polícia Militar na Cidade de Deus, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Segundo afirmações dos moradores, a PM confundiu um pedaço de madeira com um fuzil. As informações são do portal Metrópoles.

Segundo relatos, a vítima estava com um pedaço de madeira, que ele sempre carregava, no quintal da própria casa, onde morava sozinho, quando foi atingido pelos tiros da Polícia. De acordo com reportagem da TV globo, o morador tinha aproximadamente 50 anos e teria uma deficiência intelectual. A operação era coordenada pelo 18º BPM, de Jacarepaguá,do Rio.

“Ele era como uma criança grande, brincava com todo mundo. Devido às adversidades da vida e dificuldade, ele catava recicláveis pela rua. Sempre foi batalhador, na comunidade todo mundo conhecia ele. Era um cara do bem.”, afirmou um morador da Cidade de Deus ao portal UOL.

O catador de recicláveis, Dierson Gomes da Silva, foi morto por policial após confundir pedaço de madeira com fuzil. – FOTO: Reprodução/CDD Acontece

A PM afirmou que a localidade é “historicamente deflagrada” e que o pedaço de madeira “aparentava ser um fuzil, pendurado em uma bandoleira”

A Polícia Civil do Rio de Janeiro fez perícia no local e está ouvindo testemunhas. Já a Polícia Militar, afirmou que vai investigar o caso internamente e que as armas do crime serão entregues à polícia.

Segundo nota enviada para a imprensa, a PM do Rio informou que a corporação instaurou um procedimento para averiguar as circunstâncias da morte. e que a operação que acontece na comunidade tinha o objetivo de realizar a prisão de criminosos que atuam no crime organizado daquela localidade e praticam diversos roubos na região, além de apreender armas de fogo e recuperar veículos roubados. Eles também afirmam que os policiais foram atacados a tiros em diversos pontos da comunidade e equipes do Bope apreenderam um fuzil calibre 5,56.

.