///

Extremistas invadem e depredam sedes dos três poderes em Brasília

Um grande grupo de bolsonaristas invadiu a Esplanada dos Ministérios a fim de manifestar-se contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (8/1). Aos gritos de “faxina geral” e ao som de hinos brasileiros, alguns estão protegidos com máscaras de gás.

Foto: Reprodução

Por volta das 14h40, os extremistas entraram no Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogêneo. Um carro da Polícia Militar do DF, inclusive, caiu no espelho d’água do local. Bolsonaristas tentam adentrar, ainda, o Palácio do Planalto.

À CNN, o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente interino do Senado, confirmou que manifestantes conseguiram invadir o prédio do Congresso.

Segundo o senador, os manifestantes chegaram ao Salão Verde da Câmara dos Deputados e há um grupo tentando invadir o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco afirmou em publicação no Twitter que conversou há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem está em contato permanente.

O Ministro da Justiça Flávio Dino se manifestou nas redes sociais e disse que está na sede do Ministério da Justiça.

O plenário do Supremo Tribunal Federal foi invadido. Vidraças e cadeiras foram quebrados. Gavetas e armários foram revirados.