/////

Confira os eventos que vão rolar durante as celebrações do aniversário de Belém

Todo início de ano é caloroso para os cidadãos da capital paraense. O aniversário da cidade, comemorado todo 12 de janeiro, é sempre recheado de eventos que se espalham pelo município. Esse ano, o cenário cultural local promete muita diversidade para a população, com eventos no centro de Belém, no distrito de Icoaraci e no interior do estado, como em Cachoeira do Arari, no Marajó. A cidade e da Revolta da Cabanagem, que completa 188 anos em 2023.

Hoje, quarta-feira, 11, aconteceu, no Auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, a amostra audiodescritiva do livro “Memórias da Cabanagem”. O recurso narra e traduz textos, imagens e cenários em palavras, permitindo que pessoas cegas ou de baixa visão se ambientem em conteúdos visuais e audiovisuais.

Palacete Faciola. Foto: Reprodução

Também na quarta-feira, às 17h, o Parque Cemitério da Soledade vai ser entregue à cidade, depois de passar por reformas e restauração. Além do restauro da estrutura funerária, o local abrigará um museu, ações culturais e de educação patrimonial, uma área expositiva na capela e informações expográficas. A obra é um projeto do Governo do Pará executado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação, da Universidade Federal do Pará (Lacore/UFPA). E recebeu um investimento de cerca de R$16 milhões.

Cemitério da Soledade reformado. Imagem: Reprodução.

Já no dia 12, o Bosque Rodrigues Alves terá entrada gratuita, com funcionamento das 8h às 14h.

Bosque Rodrigues Alves. Imagem: Reprodução.

Também no dia 12, às 20h, O Parque Belém Porto Futuro, através do evento “Preamar Cabano” receberá o show da Amazônia Jazz Band acompanhados pela Banda Warilou. E no dia 13, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSP) se apresentará novamente nos palcos do Theatro com o concerto “Belém 407 anos: de Waldemar a Mozart”, uma homenagem especial a Belém. a ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e ocorrerá de 07 a 31 deste mês, em diversos espaços no centro da capital paraense, no distrito de Icoaraci e no Arquipélago do Marajó.

Amazônia Jazz Band. Imagem: Reprodução.

Nos dias 12, 19 e 26, a Casa das Onze Janelas promoverá a oficina “Cabanagem em Foto”, realizando a leitura de obras que fazem parte da exposição “Percurso na Arte Brasileira”. Instalada na Sala Ruy Meira. Na ocasião, os participantes poderão fotografar e reproduzir imagens, e montar releituras por recortes e colagens. As oficinas são gratuitas, limitadas a 15 pessoas por horário, e ocorrem das 10 às 12h, e das 14h30 às 17h.

Casa das Onze Janelas. Imagem: Reprodução.

No dia 15, às 18h, a Estação Cultural de Icoaraci será palco do show da cantora Nazaré Pereira, trazendo ao público muito carimbó, xote e forró. Nazaré cantará ao vivo, pela primeira vez, a música Xapuri-Pará-Paris, que será lançada no dia 13, no programa Sons do Pará.

Nazaré Pereira. Imagem: Reprodução.

Vale lembrar, também, que a Prefeitura de Belém estabelece ponto facultativo nos órgãos municipais no dia 12 de janeiro. Confira a notícia aqui