Escrita por João Emanuel Carneiro, o mesmo autor de Avenida Brasil, a novela “Todas as Flores” do Globoplay está fazendo o maior sucesso no streaming e nas redes sociais. A primeira temporada terminou em dezembro e o público está na grande expectativa para a segunda temporada, prevista para estrear em abril.
Entre os personagens, está Rômulo, conhecido como Rominho, papel do ator Luiz Fortes, 21 anos, que vai tentar a vida no Rio de Janeiro mas acaba caindo na armadilha da vilã Zoé (Regina Casé), se tornando vítima de trabalho escravo na fazenda que é uma fachada da obra social. Este é o primeiro trabalho do ator em uma novela.
Vindo do teatro, Luiz Fortes foi campeão paulista de vôlei e participou de categorias de base de futebol, mas desistiu da carreira no esporte para realizar o sonho de ser ator. Saiba mais sobre ele nesta entrevista exclusiva que Luiz concedeu à coluna:
Viggo: Você é campeão paulista de vôlei, como foi parar no meio artístico? É algo que sempre quis? O que a sua família achou da sua decisão?
Luiz: Sempre estive no meio artístico, mas comecei a me profissionalizar depois de ser chamado para ser modelo. Conciliei os esportes e a carreira artística até decidir deixar o futebol para focar na arte. Os esportes ainda estão presentes na minha vida, mas o foco principal é a minha carreira. Minha família sempre acreditou em mim e me deram a maior motivação, todas as decisões profissionais foram consequências dos processos vividos e nesses processos minha família sempre esteve presente.
Viggo: Qual foi o seu primeiro trabalho como ator ? Como foi ?
Luiz: Meu primeiro trabalho foi no teatro, fiz a peça chamada Pluft o fantasminha de Maria Clara Machado. Quando fiz, foi uma das melhores sensações, ver o feedback positivo e como a plateia se encantou com a minha atuação me mostrou que eu estava seguindo o caminho correto.
Viggo: Como surgiu o convite para fazer a novela Todas as Flores?
Luiz: Fui visto pela primeira vez pelo produtor Felippe Aguiar. Após realizar alguns testes para outras produções da globo, comecei a ser chamado para oficinas de atuação organizadas por Francisco Accioly e Lauro Macedo. Em uma oficina da globo chamada potencializa, a produtora Daniela Pereira me chamou para realizar os testes para o personagem Rominho.
Viggo: Como foi a preparação do seu personagem?
Além de referências da família e histórias contadas, vi muitos filmes de suspense e drama durante o período de preparação. Assisti filmes do Hitchcock, Jordan Peele e a série The Handmaid’s Tale. Para cada cena tinha uma referência visual de cinema ou série, assim como referências musicais que me ajudam muito durante os estudos. Quadros como Anjo Caído e Caipira picando fumo também foram inspirações. Busquei em todos os tipos de arte, absorver a vivência e existência do Rominho, em todas as cenas, cada respiração, se tinha um pouco dessas inspirações. Além da parte interior, aumentei minha carga de treinos para estar preparado fisicamente. O mental e físico se agregam muito nesses períodos de cenas dramáticas.
Viggo: Como é contracenar com a atriz Duda Batsow? Como é a relação de vocês em cena?
Luiz: A Duda é uma atriz incrível e muito talentosa. Ter parceiros de cena assim te fazem querer sempre dar o melhor e entregar um lindo trabalho. Samantha Jones também foi outra parceirona nas cenas, muito talentosa.
Viggo: Na internet, parte do público shippa vocês dois. Na vida real, é só amizade ?
Luiz: Sim, é só amizade. Duda foi uma parceirona de cena.
Viggo: Como está a sua vida amorosa? Todos querem saber, solteiro?
Luiz: Estou focado em viver e na minha carreira, estou solteiro.
Viggo: É jogador, modelo e ator. Tem mais algum talento que a gente desconheça?
Luiz: Eu também nado, quase metade da minha vida foi em competições de natação. Gosto muito de desenhar também.
Viggo: Voltando para a novela, você esperava esse sucesso todo?
Luiz: A gente sempre mantém o pé no chão e da o máximo de si, o resultado é consequência. Toda produção foi muito bem feita, sou muito grato por todos que agregaram nesse projeto. Acho que o maior sucesso foi aprender muito com todos durante esse período de gravação.
Viggo: Tem alguma atriz ou ator da novela que você sempre quis contracenar? Já rolou esse encontro em cena? Caso sim, como foi?
Luiz: Sophie Charlotte foi alguém que eu sempre assisti e gostava de ver em cena, depois de contracenar com ela, admirei mais ainda. Ela é super simpática e gentil com todos que estão ali presentes no set.
Viggo: A primeira parte da novela já encerrou e o público, assim como eu, está ansioso para a segunda parte. O que você pode adiantar pra gente que vai acontecer na história e com o seu personagem? O que o público pode esperar?
Luiz: Tem muito suspense, drama e conflitos pessoais entre os personagens. Podem esperar muito sofrimento, paixão e adrenalina para essa segunda parte.
Viggo: As gravações já encerraram e agora quais serão os próximos trabalhos? Tem algum já confirmado?
Luiz: Vem muita coisa boa por aí. Quero fazer mais novelas, séries e filmes. É sempre bom estar produzindo, o audiovisual brasileiro está crescendo bastante, quero fazer parte dessa história. Sonho com muitos papéis, principalmente aqueles que fogem do estereótipo, aqueles que possam fazer outros jovens pretos se enxergarem naquela posição.
Viggo: Você já esteve em Belém?
Luiz: Nunca estive em Belém, é um sonho visitar, tenho muitos amigos paraenses que falam muito bem do estado.
Viggo: No Pará, tomamos açaí sem açúcar e acompanhado de uma proteína como peixe frito, charque ou mortadela. Como é o seu açaí?
Luiz: Já provei o açaí do Pará, é maravilhoso, comi com camarão. Normalmente sempre como açaí com frutas como banana, morango e manga.
Viggo: Pra finalizar, gostaria que você deixasse um recado para o público do portal BT+ e para todos os paraenses que te acompanha na novela.
Luiz: Queria agradecer a oportunidade de falar por aqui e agradecer todos os paraenses que mandam mensagem elogiando meu trabalho e a novela, um grande abraço para todos.