Tem presentão no aniversário de Belém! Durante as comemorações dos 407 anos da capital paraense, foi anunciado que o Circuito Mangueirosa anunciou o tão sonhado retorno depois de 2 anos parado pela pandemia da Covid-19.
Essa é a terceira edição do projeto que resgatou o Carnaval de rua na cidade das mangueiras. A programação gratuita, que vai invadir o Complexo Ver-o-Rio, de 18 a 21 de fevereiro deste ano, tem o patrocínio da Equatorial Pará via Lei Semear (Fundação Cultural do Pará/Governo do Pará) e apoio cultural da Prefeitura de Belém e Fumbel.
“Muito importante começar o ano de 2023 anunciando o Circuito Mangueirosa, projeto que destaca a cultura popular paraense através do carnaval de rua, com programação gratuita em um cartão postal da cidade que é o Ver-o-Rio. É muito importante ter o patrocínio da Equatorial Pará, uma empresa que valoriza nossa cultura”, explica a presidente do Circuito Mangueirosa, Renee Chalu.
A HISTÓRIA DO MANGUEIROSA:
Nascido a partir da união de seis produtoras culturais (Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé, Pega Tua Pisa e Se Rasgum) que atuam no estado, o Circuito Mangueirosa tem o objetivo de revitalizar o Carnaval de rua de Belém ao desfilar, de forma gratuita e acessível, quatro blocos que fazem um passeio pela diversidade musical do estado. A primeira edição do Circuito foi em 2019, quando mais de 40 mil pessoas desfilaram em quatro dias de festa.
O Circuito foi criado para dar uma opção à população da capital paraense durante o feriado de Carnaval, já que Belém seguia com a tradição do pré-Carnaval e com a saída da população e turistas durante a folia.
A ideia é oferecer uma programação aberta e gratuita para a cidade durante o Carnaval, com a participação de artistas que trazem em seu repertório a música amazônica, estimular o turismo e movimentar a economia na capital neste período, além de resgatar tradições culturais e o Carnaval de Belém para que volte a ser uma atração turística-cultural da agenda da cidade.
“O Mangueirosa é uma opção de Carnaval no Pará, especialmente na capital. Com diversidade, mistura gerações e gêneros musicais tradicionais e atuais, além de ser um importante palco para jovens e consagrados artistas do nosso estado”, pontua Félix Robatto, músico e vice-presidente do Circuito Mangueirosa.
Para Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, o evento é uma importante reunião da identidade cultural da região, que se fortalece ainda mais com a realização de uma programação desse porte na cidade.
“A Equatorial Pará acredita no poder transformador da cultura e na valorização da cena local. Prezamos pela democratização do acesso às artes, por isso estamos juntos com o Circuito Mangueirosa para fazermos um Carnaval inesquecível em Belém”, destaca.
I OS BLOCOS?
A programação, no Ver-o-Rio, segue gratuita, com show no palco e cortejo pela Av. Marechal Hermes. Também será mantida a tradição do after, programação em local fechado com atrações convidadas e cobrança de ingressos a preços populares.
Cada data do Circuito é composta por um bloco de carnaval. No dia 18 de fevereiro, quem irá comandar a folia é o Bloco Lambateria Já no dia 19, domingo, quem assume é o Bloco Pega Tua Pisa. No dia 20, é a vez do Bloco Lucha Libre e na Terça-feira Gorda, dia 21, o tradicional Bloco Filhos de Glande.
A novidade deste ano é o Bloco ‘Tchau, Tchau, Amor’, da Melé Produções, que vai desfilar no sábado seguinte, 25 de fevereiro, fazendo uma programação de ressaca do Carnaval.
FOLIA SEM SUJEIRA
Além de resgatar o Carnaval em Belém, o projeto vai entregar o espaço limpo, em parceria com associações de catadores de lixo que farão a coleta seletiva no espaço, gerando renda para esses trabalhadores. Além disso, serão dispostos banheiros químicos e lixeiras, tanto no Ver-o-Rio quanto no caminho do cortejo.
O Circuito também oferecerá equipe de segurança para garantir que a folia seja tranquila para todos, bem como para salvaguardar os espaços públicos, além de campanhas contra o assédio, de conscientização ambiental e uso de preservativo.
ONDE VAI ROLAR?
O Complexo Turístico Ver-o-Rio é um dos pontos turísticos da capital paraense que oferece um espaço de contemplação da Baía do Guajará (o espaço totaliza uma área de cinco mil metros quadrados). O Ver-o-Rio é muito frequentado por famílias que buscam um espaço de lazer com opções de passeios, diversão e gastronomia bem no centro da cidade. Uma grande janela para o rio.
O acesso ao Complexo Ver- o – Rio é através da Av. Pedro Álvares Cabral, pela rua D. Pedro, no bairro do Umarizal.
SÓ TE DIGO VAI!
| O quê: Circuito Mangueirosa de Carnaval 2023
| Quando: 18, 19, 20, 21 e 25 de fevereiro de 2023
| Onde: Complexo Ver-o-Rio
| O que toca: música paraense e hits dos novos e antigos carnavais
| Patrocínio: Equatorial Pará via Lei Semear (Fundação Cultural do Pará/Governo do Pará)
| Apoio cultural: Prefeitura de Belém e Fumbel
| Realização: Circuito Mangueirosa
| Produção: Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé Produções, Pega Tua Pisa e Se Rasgum Produções. Realização: Circuito Mangueirosa.
Mais em: Instagram: @circuitomangueirosa / Facebook: @cmangueirosa.
Assessoria de Imprensa Circuito Mangueirosa: (91) 98026-1595 (Sonia Ferro) / (91) 9300-9509 (Brenda Paes).