O governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho (MDB), concedeu entrevista à Globonews e falou sobre a expectativa de receber, em Belém, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP) 30, em 2025.
Helder afirmou que o governo está otimista com a autoridade do Brasil quando o assunto é Amazônia e que isso deve colaborar para o país ser escolhido como sede. “Estamos profundamente otimistas de que o Brasil tem autoridade e, acima de tudo, estatura de relevância diplomática, por possuir a AMazônia em seu território, de estarmos em 2025 sediando a COP 30. Na condição de presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia, articulamos e o Brasil acaba de apresentar Belém como cidade para sediar esse evento absolutamente estratégico e mais importante evento da agenda climática no mundo”, declarou.
Helder falou, ainda, sobre o que está sendo apresentado em Davos, na Suíça, no Fórum Econômico Mundial. “Aqui nós estamos apresentando as ações de combate ao desmatamento e as infrações ambientais que acontecem em nosso estado como também o Plano de Bioeconomia, os investimentos e ações em tecnologia e inovação. Para que possamos fazer da transição do uso do solo, da economia de baixo carbono, a alternativa para que possamos compatibilizar a agenda social que necessita da geração de emprego e renda, mas, por outro lado, olhar o ativo ambiental com uma nova alternativa de conciliação da sustentabilidade com a necessidade da inclusão social no local”, afirmou o governador.
Veja a entrevista na íntegra:
BELÉM COMO SEDE
No dia 11 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em vídeo ao lado do governador do Pará, confirmou que Belém será a candidata brasileira para sediar a COP 30.