O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) afirmou que o movimento será transformado em partido político com candidatura própria à presidência da República em 2026. O nome escolhido para disputar o mais alto cargo do Executivo nacional é o do comediante e apresentador Danilo Gentili.
O deputado explicou que, para transformar o MBL em sigla partidária, precisa reunir assinaturas, o que deve ser feito inclusive durante os shows de Gentili.
“A gente tem defendido e vamos construir para 2026 a candidatura do Danilo Gentili e ele vai disputar”, declarou o parlamentar nesta quarta-feira (18), durante participação no podcast “Flow”.
Se lançar candidatura e chegar a vencer as eleições, Gentili repetirá o feito de Volodymyr Zelenski, humorista que é atual presidente da Ucrânia, no Leste Europeu.
O apresentar do Flow, Igor 3k, questionou Kataguiri sobre essa semelhança. O parlamentar lembrou, então, que os EUA já tiveram um ator como mandatário, o ex-presidente Ronald Reagan, que governou o país norte-americano de 1981 a 1989.
Em junho de 2021, o MBL movimentou as redes sociais com uma pesquisa de intenção de votos que incluía Gentili entre os candidatos.
Na época, o apresentador apareceu com 4% das intenções, empatando com Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB-SP), Luiz Henrique Mandeta (DEM-MS) e o também apresentador Luciano Huck, não filiado a partidos políticos.
O MBL apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência.