//////

No Pará, PF realiza operação contra apoiadores de ataques em Brasília

Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Federal realizou a “Operação Última Patrulha” para cumprir oito mandados de busca e apreensão contra extremistas antidemocráticos no Pará.

Ação da PF aconteceu em Belém e Ananindeua. Foto: Reprodução.

De acordo com a PF, a operação tem como alvos os apoiadores do ataque que aconteceu na Praça do Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.

As medidas cautelares foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará – TRF1 e a PF contou com 46 agentes federais em Belém e Ananindeua para cumprir as medidas.

INVESTIGAÇÃO

Segundo nota da Polícia Federal, as investigações começaram a partir de postagens em redes sociais de participantes de um movimento contra o Estado Democrático de Direito. Os posts analisados pela PF tinha como objetivo organizar caravanas saindo de todo o país e que iam em direção a Brasília, para promover uma “tomada dos Três Poderes” através da invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.

Ainda de acordo com a PF, os posts mostravam que a intenção, após essa “tomada de poder”, era ” instalar uma intervenção militar; e para fazer novas obstruções de rodovias federais e ataques a refinarias, portos e aeroportos nos Estados”, diz a nota da corporação.

O nome da operação, “Última Patrulha”, faz alusão ao nome do grupo extremista mais ativo nas redes sociais, que participou da organização do ataque em Brasília e que conta com participantes do Pará.

VEJA FOTOS DA OPERAÇÃO: