///

Fundador do ‘Gueto Hub’, Jean do Gueto estreia coluna no BT Amazônia

O ativista Jean Ferreira da Silva, mais conhecido como Jean do Gueto (@jeandogueto), é um jovem de 28 anos que tem muito para contar. Morador do bairro do Jurunas, em Belém, Jean é formado em Engenharia Cartográfica, pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, ativista da periferia, fundador do “Gueto Hub” e “Sebo do Gueto” e um dos jovens integrantes da Delegação Palmares a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a Cop 27, que aconteceu em dezembro de 2022, em Sharm El Sheikh, no Egito.

Jean estreia neste fim de semana como um dos colunistas que integra o BT Amazônia, a editoria do portal e das multiplataformas do BT Mais da Amazônia para a Amazônia.

DA REPRESENTATIVIDADE DO JURUNAS NA COP:

Jean contou para o BT como aconteceu o convite para a Cop27: “A Palmares Lab é um coletivo que busca levar representatividade para espaços de influência e decisão, focando em pessoas negras, indígenas, amazônidas e periféricas. Me chamou para integrar a Delegação Palmares e através da mobilização de nossas comunidades foi possível levar 3 dos 7 integrantes. Eu era um deles.”, contou Jean.

Ele afirmou que espera que a abertura que foi dada para ele e outros jovens nesta Cop possa abrir caminho para outros.

GUETO HUB E SEBO DO GUETO

Jean é fundador do Gueto Hub, um espaço que é uma opção de lazer e troca de conhecimento no Jurunas que aproxima a leitura e a arte da população local. O Gueto Hub foi inaugurado em junho de 2021, e o espaço funciona de terça a domingo, das nove da manhã às oito da noite, tendo galeria de arte, museu, coworking, lanchonete e área verde para moradores, estudantes e artistas locais.

A inspiração para o Gueto Hub veio do projeto Sebo do Gueto, também fundado por Jean para aumentar o número de livrarias em comunidades, incentivando aluguel e doação de livros a preços acessíveis e formando uma rede para a democratização da leitura nas periferias brasileiras. Atualmente, está presente no Pará, em Minas Gerais, na Bahia, no Rio Grande do Sul e em São Paulo: “A proposta do Gueto Hub é potencializar iniciativas, projetos e negócios que incentivem a população a conhecer a história, talentos e cultura do próprio bairro. É como um catalisador da potência periférica.”, contou Jean em conversa com o portal Estadão, de São Paulo.

O Gueto Hub está instalado no imóvel ocupado antigamente pela escolinha, e que estava abandonado. Jean recebeu incentivos financeiros que aceleraram a reforma e a inauguração.

Jean é antigo seguidor do BT e conta que acompanha principalmente por nosso twitter @belemtransito: “Consigo encontrá-lo em todas as plataformas. Atualmente estou apaixonado pelo projeto Bt Amazônia”, comemorou o novo colunista.

Jean contou sobre sua expectativa para o novo desafio: “Espero poder aproximar mais ainda as demandas das periferias amazônicas para o grande público, bem como aproximar a periferia dos temas que são urgentes para o planeta daqui pra frente. E por último, não menos importante, acredito que nossas vozes, enquanto pessoas periféricas, da Amazônia, merecem ser ouvidas, e agradeço ao Bt Amazônia por ter essa preocupação desde sua criação.”, finalizou.