///

Novas denúncias de abusos contra mulheres surgem contra presidente do CRF-PA

Após a renúncia de duas diretoras do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), diversas denúncias chegaram ao BT sobre comportamentos abusivos, principalmente contra mulheres, cometidos pelo presidente do órgão, Patrick Cruz. 

Presidente Cruz, presidente do CRF-PA já responde na Justiça por violência doméstica. Foto: Reprodução

Durante a plenária, na última quarta-feira, 18, na qual as diretoras manifestaram a decisão de deixar os cargos, Patrick chega a tentar deslegitimar a atitude das mulheres, causando revolta e iniciando uma discussão entre os diretores. 

A ex-vice-presidente Carolina Heitmann rebate as críticas e aponta que o afastamento foi motivado pelas atitudes do presidente. Assista ao momento:

Outras denúncias, de profissionais que pediram sigilo por medo de represálias, reforçam o que disseram as ex-diretoras na assembleia sobre o tom agressivo de Patrick com as mulheres.

Relatos sobre abusos psicológicos a mulheres de Patrick Cruz chegaram ao BT. Foto: Reprodução
Profissionais denunciaram desrespeito do presidente do CRF-PA com farmacêuticos. Foto: Reprodução

Em áudios obtidos pelo BT, o presidente do CRF-PA demonstra o tratamento passivo-agressivo com uma mulher que manifestou apoio às ex-diretoras.

Ao não aceitar críticas, Patrick – que responde na Justiça por violência doméstica – rebate demonstrando sua agressividade de maneira disfarçada e se colocando como vítima. 

“Os seus comentários falam mais da senhora do que de mim. Quem quiser fazer qualquer afirmação que fale mas que sustente suas palavras”, disparou o diretor, que continuou: “Eu continuo mantendo a minha tranquilidade e a minha estabilidade emocional. A senhora tem o direito legítimo de expressar sua opinião e arque com as consequências”.

COMO FICA O CONSELHO

O afastamento de dois diretores do órgão diretivo impossibilita a continuidade da gestão da diretoria. A resolução do Conselho Federal de Farmácia prevê a nomeação de uma diretoria interventora para administrar o órgão regional provisoriamente. Novas eleições do CRF-PA devem acontecer em 2023.

Art. 2º – Nas hipóteses de intervenção cautelar ou definitiva, e se houver o afastamento de, pelo menos, 2 (dois) diretores, o presidente do CFF nomeará diretoria interventora, com mandato precário de até 90 (noventa) dias, podendo ser renovado, a qual deverá manter o funcionamento regular do CRF e, ainda, promover nesse período os atos necessário.

Nesta sexta-feira, 20, foi comemorado o dia do Farmacêutico. Em Belém, o Conselho Federal de Farmácia promoveu um Fórum de Valorização da Profissão Farmacêutica.

Na publicação comemorativa do CRF-PA, há protestos sobre a falta de respeito com as mulheres.