////

Bora de maratona? Saiba onde assistir aos filmes indicados ao Oscar em 2023

Confira a lista dos indicados e onde assistir cada filme

Fãs de cinema e premiações, façam suas apostas. Na última terça-feira, 24, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou a lista completa de indicados ao Oscar 2023.

Se você é do tipo que adora maratonar os filmes indicados para pode dar opiniões durante a cerimônia e reclamar que a academia não sabe votar, ou simplesmente não fazer a Gloria Pires e ficar boiando na premiação inteira, a tia Pega a Pipoca te ajuda.

Alguns filmes ainda não estrearam no Brasil, já outros estão disponíveis nos cinemas ou nos streamings, então partiu!

O QUE VER NOS CINEMAS:

Avatar: O Caminho da Água:

Avatar: O caminho da água

O filme de James Cameron, diretor do fenômeno de bilheteria “Titanic”, recebeu cinco indicações: Melhor Filme, Efeitos Visuais, Direção de Arte e Som.

O longa estreou no cinemas em dezembro de 2022 ainda está em cartaz. E sim, tem sessões disponíveis em Belém.

A Baleia

O filme que vem sendo destaque nas premiações e marca o grande retorno de Brendan Fraser às telonas, concorre nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante (Hong Chau) e Cabelo e Maquiagem.

O longa é da produtora A24, famosa pelos filmes aclamados por público e crítica. Ta ansioso pra ver? Eu também. A produção estreia nos cinemas dia 23 de fevereiro.

Os Banshees de Inisherin

O filme de Martin McDonagh concorre em nove categorias, sendo o segundo filme com maior número de indicações, são elas: Melhor Filme, Direção, Ator (Colin Farrell), Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson e Barry Keoghan), Atriz Coadjuvante (Kerry Condon), Roteiro Original, Trilha Sonora Original e Montagem.

O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 2 de fevereiro e, no Star+ dia 22 de março

Os Fabelmans

O filme de Steven Spielberg, considerado o mais íntimo da vida do diretor, concorre em sete categorias, são elas: Melhor Filme, Direção, Atriz (Michelle Williams), Ator Coadjuvante (Judd Hirsch), Roteiro Original, Trilha Sonora Original e Direção de Arte.

O longa está nos cinemas brasileiros desde 12 de janeiro e tem sessões disponíveis em Belém.

Tár

O filme do diretor Todd Field está concorrendo a seis prêmio: Melhor Filme, Direção, Atriz (Cate Blanchett), Roteiro Original, Fotografia e Montagem.

O longa que pode premiar Cate Blanchett chega aos cinemas brasileiros nesta semana, dia 26 de janeiro.

Triângulo da Tristeza 

Filme do sueco Ruben Östlund está concorrendo em três categorias: Melhor Filme, Direção e Roteiro Original.

O longa chega às telonas do Brasil dia 16 de fevereiro

Babilônia

Não é a novela da Globo que flopou. O longa do conceituado diretor Damien Chazelle (La La Land), conta sobre os bastidores do cinema no tempo em que os filmes mudos foram dissubstituídos pelo cinema falado. Babilônia concorre em três categorias: Melhor Trilha Sonora Original, Direção de Arte e Figurino.

O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros e tem sessão em Belém.

Império da Luz

O longa estrelado por Olivia Colman recebe apenas uma indicação: Melhor Fotografia.

A produção chega aos cinemas dia 23 de fevereiro.

Entre Mulheres

Com duas indicações, Melhor Filme e Roteiro Adaptado, “Entre Mulheres” estreia nos cinemas no dia 2 de março.

Gato de Botas: O Último Pedido

O longa que faz parte do universo Shrek foi indicado por Melhor Animação. O filme tem a participação do brasileiríssimo Wagner Moura, que inclusive está concorrendo ao Annie Awards, maior prêmio de animação da indústria, por dublar o vilão do filme na versão original em inglês.

DISPONÍVEL NA NETFLIX

A Netflix mais uma vez deu o nome no número de indicados para a a premiação. Veja os filmes disponíveis na plataforma:

Nada de Novo no Front

O longa alemão concorre em nove categorias sendo também um dos filmes mais indicados do ano

As categorias são: Melhor Filme, Filme Internacional, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Fotografia, Maquiagem e Peteados, Direção de Arte, Efeitos Visuais e Som.

A produção foi lançada na Netflix em novembro do ano passado.

Blonde

Amado por uns, profundamente odiado por outros, o filme Blonde concorre ao mesmo tempo ao Oscar como melhor filme e ao Framboesa de Ouro como o pior filme.

Ana de Armas levou a produção de Andrew Dominik ao Oscar após ser indicada como Melhor Atriz.

A cinebiografia de Marilyn Monroe está disponível na Netflix.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out

A sequência do grande sucesso “Entre Facas e Segredos” também recebeu uma indicação ao Oscar pelo roteiro. O filme está disponível na Netflix

RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)

O filme indiano conseguiu uma indicação à premiação com a canção “Naatuu Naatu”. Ele está disponível na Netflix.

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades

Do diretor oscarizado Alejandor Iñarritu, a produção só foi lembrada no Oscar 2023 pela fotografia. O filme pode ser assistido na Netflix.

Pinóquio

Guillermo del Toro retorna ao Oscar com uma indicação por Pinóquio, que concorre por Melhor Animação. O filme está disponível na Netflix

A Fera do Mar

Outra animação que está na Netflix e concorre ao prêmio é a produção de Chris Williams.

DISPONÍVEIS NA HBO MAX

Elvis

A cinebiografia do rei do Rock maravilhosamente dirigida por Baz Luhrmann (Moulin Rouge), conquistou oito indicações ao Oscar 2023, entre elas: Melhor Filme, Ator (Austin Butler), Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem e Penteados, Montagem e Som.

A produção chegou aos cinemas em julho do ano passado (e é o favorito desta que vos escreve) e, agora, está disponível na HBO Max.

Batman

A nova aventura do bilionário mais trevoso da DC conquistou três indicações nas categorias técnicas: Melhor Som, Maquiagem e Cabelo e Efeitos Visuais.

A produção está disponível na HBO Max.

DISPONÍVEL NO DISNEY+

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

O longa da Marvel fez história ao se tornar o primeiro filme de super-herói a ter uma indicação nas categorias de atuação com a espetacular Angela Bassett concorrendo a Melhor Atriz Coadjuvante.

Wakanda Para Sempre concorre também em outras quatro categorias: Melhor Canção Original, Figurino, Efeitos Visuais e Cabelo e Maquiagem.

Disponível no Disney + a partir do dia 1º de fevereiro.

Red: Crescer é uma Fera 

A longa animado da Disney conquistou uma indicação ao Oscar por Melhor Animação. Está disponível no Disney+

DISPONÍVEL NO MUBI

Aftersun

O longa garantiu uma indicação ao Oscar com Paul Mescal como Melhor Ator.

O filme estreou em dezembro do ano passado e ainda está em cartaz em alguns cinemas. Também está disponível no serviço de streaming Mubi

DISPONÍVEL NA APPLETV+

Passagem

O filme só recebeu um indicação para Brian Tyree Henry na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

O filme é uma produção original da Apple em parceria com o aclamado estúdio A24 e está disponível no serviço de streaming da Apple.

DISPONÍVEL NO PARAMOUNT+

Top Gun: Maverick

A sequência de Top Gun, sucesso dos anos 1990 rendeu a Tom Cruise sua primeira indicação ao Oscar. Ele concorre como produtor.

O filme foi indicado em seis categorias: Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais, Montagem, Som e Canção Original.

DISPONÍVEL NO PRIME VÍDEO:

Argentina, 1985

O filme sobre a ditadura militar na Argentina concorre por Melhor Filme Internacional, e está disponível no Prime Video.

DISPONÍVEL PARA ALUGUEL E COMPRA

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

O filme é o mais indicado da premiação concorrendo a 11 categorias e está disponível para aluguel ou compra em plataformas como: Google Play, Prime Video, AppleTV e YouTube Filmes.

O longa dirigido por Daniel Kwan concorre à Melhor Filme, Direção, Atriz (Michelle Yeoh), Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu), Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan), Roteiro Original, Trilha Sonora Original, Canção Original, Figurino e Maquiagem e Penteados.

NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS NO BRASIL:

Sra. Harris Vai a Paris: O filme que conta sobre o mundo da Dior diputa na categoria de (ora ora) Melhor Figurino. O filme foi exibido nos cinemas brasileiros mas não está mais em cartaz e nem disponível nos serviços Streaming.

Living: O drama britânico foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Bill Nighy) e Melhor Roteiro Adaptado e não tem provisão de estreia no Brasil

To Leslie: O filme concorre na categoria de Melhor Atriz,, mas não tem previsão de estrear no Brasil.

Tell It Like a Woman: O filme concorre na categoria de música e não há previsão de chegar ao Brasil.

Close: O filme belga foi indicado na categoria de Melhor Filme Internacional e não está disponível no Brasil.

EO: Também disputando Melhor Filme Internacional, o longa polaco-italiano não tem previsão de estrear no Brasil.

The Quiet Girl: Outro que concorre na categoria de Melhor Filme Internacional. A produção irlandesa não está disponível no Brasil.

Marcel the Shell With Shoes On: Finalizando a lista, o “mocumentário” (como é conhecido um documentário fake) não tem previsão de estreia no Brasil.

QUANDO ACONTECE O OSCAR?

A cerimônia de premiação vai rolar no dia 12 de março, às 21h [horário de Brasília], em Los Angeles.