/////

Moradores de Icoaraci denunciam acúmulo de lixo e transtornos na comunidade

O BT+ recebeu denuncias de moradores do distrito de Icoaraci, no Conjunto da Cohab, em Belém, que reclamam do acúmulo de lixo. Segundo os moradores, um grande descaso permite a concentração de todo o tipo de lixo que é descartado de forma irregular no canteiro central do contorno sul por carroceiros que despejam o lixo durante todo o dia, próximo do final da linha do Icoaraci Ver-o-Peso.

Segundo denúncia, carroceiros descartam lixo e entulho todos os dias na comunidade. Imagem: Reprodução.

“Nós estamos convivendo com urubus e ratos na comunidade, os moradores são ameaçados por carroceiros que passam o dia todo jogando lixo aqui e trazendo esse prejuízo e transtornos como o odor forte e o risco de algume pegar alguma doença, infecção. Crianças brincam aqui e a movimentação de pessoas é constante em meio a todo esse lixo. Estamos sofrendo com essa situação sem nenhuma solução pela Agência Distrital de Icoaraci”, explicou ao BT um morador que convive com a realidade no Conjunto da Cohab.

Moradores relatam que a prefeitura frequentemente limpa o local, mas carroceiros prejudicam o ambiente. Imagem: Reprodução.

O local está enfrentando uma realidade de descaso e falta de cuidado, em que o canteiro central do conjunto está tomado por mato alto e lixo. “Tem mais de um ano esse problema de falta de manutenção e o acúmulo de lixo. A prefeitura faz a limpeza em alguns períodos, mas os carroceiros voltam a jogar lixos doméstico e entulhos de outras áreas vizinhas ao conjunto. É mato alto, falta de iluminação pública, bueiros abertos e cheio de mato, que gera muito mosquito e obstrução de parte da via”, contou o morador.

Ainda conforme a denúncia, os carroceiros que diariamente despejam lixo e entulho ameaçam os moradores que tentam reclamar, eles (carroceiros) alegam que descartam o lixo porque do contrário, terão que roubar e que ninguém pode intervir na prática irregular. “É uma situação crônica que já vem se arrastando há anos. A falta de manutenção da área pública prejudica os moradores que vivem próximo desse problema, e também as pessoas que precisam pegar o ônibus no final da linha, as pessoas andam pela rua por causa do lixo que toma a via”, afirmou.

Além do acúmulo de lixo, a comunidade denúncia buracos abertos no assfalto, mato alto e ausência de iluminação pública. Imagem: Reprodução.

Uma revitalização da gestão municipal anterior entregou outro canteiro central, e hoje em dia, a comunidade mantém o espaço por conta própria, pagando pessoas para roçarem o mato que cresce. “Esse espaço é usado diariamente para caminhadas por diversas pessoas, tem horas que fica bem cheio de gente caminhando. Esse canteiro seria uma alternativa para a comunidade fazer caminhadas e atividade física, mas a realidade é complicada por esse mato alto. Precisamos resolver isso, os moradores já estão cansados de reclamar e esperar soluções”, relatou ao BT um morador.

O BT entrou em contato com a Prefeitura de Belém e com a Agência Distrital de Icoaraci. Em nota, a Adic disse que tem atuado para minimizar a situação de descartes irregular no canteiro central do Conjunto Cohab. Veja a nota na íntegra abaixo.

O BT também entrou em contato com a Polícia Militar sobre as ameaças dos carroceiros. Em nota, a PM disse que guarnições do 10° Batalhão, equipes de radiopatrulhamento da PM, em motos e viaturas, intensificaram as rondas na área informada. Ainda em nota, a PM ressalta ,que qualquer informação ou denúncia pode ser realizada por meio dos números 190 (Ciop) ou Disque-denúncia (181).

Nota da Agência Distrital de Icoaraci:

A Agência Distrital de Icoaraci (Adic) informa que tem atuado para minimizar a situação do ponto crítico de descartes irregular no canteiro central do Conjunto Cohab. 

Vale ressaltar que, de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato.

A Adic também solicita à população que contribua com a fiscalização. Ao observar o descarte irregular de entulho ou lixo domiciliar em local indevido moradores devem entrar em contato imediato, através das redes sociais oficias da Prefeitura de Belém, Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) ou Adic.

A Agência informa, ainda, que a Prefeitura de Belém, por meio da Sesan, disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no whatsapp: 91 98499-0059.

VEJA VÍDEO:

https://www.instagram.com/reel/Cn2iOhTMnRc/?igshid=YmMyMTA2M2Y=