//

“Relógio do juízo final” nunca esteve tão próximo da meia-noite. Os ponteiros dizem que o mundo está cada vez mais próximo do fim; Entenda

Após permanecer por dois anos na marca de 100 segundos, o relógio agora marca 90 segundos para a meia-noite, o mais próximo do fim desde a sua criação, em 1947.

O Relógio do Juízo Final, que mede de forma abstrata o fim do mundo, teve os ponteiros reajustados, na terça-feira, 24, pelo time de cientistas nucleares do Bulletin of the Atomic Scientists, com sede nos Estados Unidos. O relógio agora marca 90 segundos para a meia-noite, o mais próximo do fim desde a sua criação em 1947, depois da Segunda Guerra Mundial, quando faltavam sete minutos para a meia-noite. 

O relógio agora marca 90 segundos para a meia-noite, o mais próximo desde a sua criação, em 1947
Foto: Reprodução.

Nos últimos dois anos, o relógio marcou 100 segundos para a meia-noite. Os principais motivos para o reajuste dos ponteiros são os riscos nucleares por conta da Guerra da Ucrânia, e a crise climática mundial.

A definição dos ponteiros é feita anualmente pelo Conselho de Ciência e Segurança do Boletim e seus patrocinadores.

Em comunicado, o Boletim informa que os ponteiros foram adiantados “devido, em grande parte, mas não exclusivamente, à invasão da Ucrânia por parte da Rússia e ao maior risco de uma escalada nuclear”.

Membros do Bulletin of the Atomic Scientists — Foto: Reprodução.

Também citaram “as ameaças contínuas representadas pela crise climática e o colapso das normas e instituições globais necessárias para mitigar os riscos associados com o avanço das tecnologias e as ameaças biológicas como a covid-19” como fatores a pesar.

ENTENDA O RELÓGIO

Interpretar o relógio é uma tarefa simples, quanto mais próximos os ponteiros estiverem da meia-noite, mais próximo o mundo está do fim. O horário é ajustado anualmente, mantendo o mesmo horário, ficando mais próximo ou mais distante do “juízo final”. O Doomsday Clock tenta calcular a probabilidade de eventos catastróficos levarem ao fim da vida no planeta

O relógio foi criado em 1947 por cientistas nucleares do Projeto Manhattan, dois anos após a explosão das bombas atômicas do Japão. Neste ano, o relógio marcava sete minutos para a meia-noite. A finalidade original do relógio era medir ameaças nucleares. O Bulletin of the Atomic Scientists decidiu incluir mudanças climáticas em seus cálculos a partir de 2007. 

Time de cientistas que elaborou a ideia do Relógio do Juízo Fina — Foto: Reprodução

Em 1962, durante a crise dos mísseis de Cuba, foi quando o mundo esteve mais próximo de uma guerra nuclear, e esse episódio não movimentou os ponteiros do relógio. o Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares de 1963 movimentou os ponteiros para trás em cinco minutos.

O Boletim dos Cientistas Atômicos foi fundado em 1945 por Albert Einstein, J. Robert Oppenheimer e outros cientistas que trabalharam no Projeto Manhattan, que produziu as primeiras armas nucleares.