////

Moradores da Vila Caripunas Beira-Mar recebem mutirão de limpeza e conscientização sobre lixo neste sábado, 28

Ação busca ensinar aos moradores uma melhor educação ambiental

A Prefeitura de Belém, por meio dos órgãos municipais, vai realizar uma ação de limpeza e conscientização sobre o lixo para os moradores da Vila Caripunas Beira-Mar, neste sábado, 28, no bairro do Jurunas, em Belém. Recentemente a região se tornou vizinha do Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar, o maior dos canais da área da bacia da Estrada Nova.

Após se tornar uma área próxima do canal, o descarte irregular de lixo começou a afetar a região, bem como a qualidade de vida da população que mora na região. A ação contará com o grupo “Mutirão da Juventude” que vai percorrer a vila trabalhando a conscientização dos moradores sobre atitudes sustentáveis e reciclagem, além do descarte correto de lixo.

Agentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) avaliando a área da Vila Caripunas Beira-Mar. Imagem: UCP/ Promaben

Ao todo serão trinta pessoas ajudando na organização do mutirão consciente, entre educadores ambientais da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Jurunas, animadores do Grupo de Teatro de Rua Experimental e os Pernaltas e moradores da vila deverão bater de porta em porta e conversar com os moradores.

A Usina da Paz do Jurunas também está atuando como colaboradora da programação e vai oferecer serviços de agendamento de consultas médicas e emissão de documentos. Entre os órgão envolvidos na ação estão as Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jurunas, da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do Jurunas, e da Cooperativa de Reciclagem Concaves.

A Vila Caripunas Beira-Mar é uma região de trapiches. Imagem: UCP/ Promaben

Segundo o coordenador geral da Promaben, Rodrigo Rodrigues, a ideia de conscientização da ação pretende que os moradores percebam que a educação ambiental pode influenciar na qualidade de vida: “A ideia é apresentar aos moradores o que eles podem ganhar ao reconhecer no material descartado produtos com potencial de venda e de reutilização e dessa forma diminuir a quantidade de descarte irregular, além de orientar sobre os melhores horários e locais para o descarte de material”, disse Rodrigues.

Crianças e moradores da Vila Caripunas Beira-Mar. Imagem: UCP/ Promaben