O Bosque Rodrigues Alves recebeu na última segunda-feira, 30, duas novas espécies de pirarucu de nome científico Arapaima gigas. As duas fêmeas, de aproximadamente 60 quilos cada, foram doadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) pela Gerência de Fauna e Recursos Pesqueiros.
Os animais foram enviados de um criadouro conservacionista que fica localizado em Ananindeua. As espécies estão entre os maiores peixes de água doce que existem no Brasil e estão ameaçados de extinção pela pesca predatória.
O diretor do Bosque, Alexandre Mesquita, compartilhou sua alegria em ter as espécies presentes no ambiente: “Para a direção do Bosque é gratificante receber os animais, sobretudo, por se tratar de animais ameaçados de extinção. Assim, a gente contribui com a preservação da fauna amazônica”, disse Mesquita.
O transporte dos peixes foi realizado pelo Departamento de Gestão de Áreas Especiais (Dgae) da Semma, do Mangal das Garças e da diretoria de fiscalização da Semas, além de contar com a ajuda do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-Pa). O jardim zoobotânico da Amazônia, como também é conhecido, serve de abrigo para várias espécies de animais que podem ser visitados pela população.
SERVIÇO
Aberto para visita: de quarta-feira a domingo.
Horário de funcionamento: 8h às 14h.
Ingresso: inteira: R$ 2,00 e meia: R$ 1,00
Com informações da Agência Belém*