32 nomes foram anunciados para algumas secretarias do novo mandato do governador Helder Barbalho, no Pará. Nomes como Adler Silveira (Secretaria de Transportes), Ualame Machado (Secretaria de Segurança Pública), Ruy Cabral (Sedop), Paulo Bezerra (Hemopa) e Ursula Vidal (Secult) se mantiveram em suas secretarias desde o primeiro mandato de Barbalho como chefe do executivo estadual.
Contudo, nomes como o de Puyr Tembé, na nova Secretaria de Povos Originários, é um do anúncios que mais chamou a atenção no novo mandato de Helder.
Puyr tem 44 anos, é mãe, e militante atuante em defesa da Amazônia e de Comunidades e Povos Tradicionais. Ela também já foi presidente da Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará, também atuou na área executiva da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira, e é co-fundadora da Anmiga (Associação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade).
“A secretaria é uma das nossas principais propostas feitas ao governador, desde seu primeiro mandato. A Fepipa parabeniza o governador pelo compromisso com os povos indígenas do Pará e pela a indicação de Puyr para ocupar esta posição, que muito orgulha toda nossa Federação”, disse em um post a Federação dos Povos Indígenas do Pará parabenizando Tembém.
IGOR NORMANDO
Outro nome de dastaque anunciado foi o do reeleito com mais de 71 mil votos como deputado estadual Igor Normando, que há mais de 10 anos é protagonista na defesa da causa animal e proteção a pets vítimas de maus tratos e abandono em Belém e no Pará. Normando estará à frente da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). Ele também já foi vereador de Belém.
“Iniciei meu ativismo político aos 16 anos, no Grêmio Estudantil da minha escola, de lá pra cá muita coisa aconteceu, fui da UNE, duas vezes Vereador de Belém, deputado Estadual eleito e reeleito, sendo o parlamentar com o maior crescimento em votação do Pará. Por onde passei não faltou doação, idealismo e resultado, fruto do trabalho em equipe, e, acima de tudo, paixão pelo sacerdócio que é o exercício da vida pública”, afirmou em uma publicação nas redes sociais.
JOSÉ MARIA TAPAJÓS
O deputado estadual José Maria Tapajós (PP) assume a Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas. “A missão do Zé Maria agora é nos ajudar a fazer um governo ainda melhor e mais presente pelos próximos quatro anos na região Oeste do Pará”, afirmou Hélder Barbalho.
Com experiência de mais de 30 anos na política, José Maria Tapajós afirmou que é um desafio novo, mas que conta com o apoio e competência de toda uma equipe que lhe ajudará a conduzir os trabalhos.
“Estou muito grato pela confiança em mim depositada pelo nosso governador Hélder Barbalho e assim poder seguir trabalhando pelo nosso povo, mais uma vez através do governo do estado”, concluiu José Maria.
“recebi com muita satisfação do nosso governador Hélder Barbalho, o anúncio de minha nomeação para o próximo desafio a frente da Secretaria Regional de Governo. Estou muito grato pela confiança em mim depositada e assim poder seguir trabalhando pelo nosso povo, mais um vez através do governo do estado”, agradeceu.